08/03/2013 8h55

CPLA faz apelo às prefeituras para quem incluam derivados do leite na merenda escolar

De acordo com entidade, muitos produtores estão aptos para produzir e fornece

Está comprovado que a inclusão de leite na merenda ajuda bastante no crescimento das crianças

Assessoria

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, junto a demais cooperativas e associações de agricultores familiares e produtores de leite, gostariam de fornecer o produto para a alimentação escolar, por meio das chamadas públicas organizadas pelas prefeituras.

De acordo com Aldemar, os produtores da Bacia Leiteira poderiam ser beneficiados com a venda do leite e derivados às prefeituras dessa região, que já começaram a lançar as chamadas. No entanto, os itens citados nos documentos não incluem derivados do leite de vaca.

 “Comprar esses produtos aos agricultores do próprio município é importante para as crianças e jovens das escolas, os quais necessitam de leite em sua alimentação diária, e também para o setor produtivo, que se fortalece, que ganha mais um canal de comercialização”, esclareceu o presidente da cooperativa.
 Aldemar ainda reforça a importância da inclusão do leite à dieta dos alunos, justamente pelo fato de que, no Brasil, o consumo de leite é de 155 litros ao ano por pessoa, enquanto o ideal apontado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 220 litros por ano.

“Nos Estados Unidos, o consumo de leite e derivados por pessoa é de 290 litros, enquanto na Espanha é de 320 litros”, destacou Aldemar Monteiro. “Consumir mais leite, além de ser importante para a saúde, estimula os pequenos criadores, e assim eles geram renda para a família”, completou.

 As chamadas públicas lançadas pelas prefeituras devem atender o que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Lei nº 11.947/2009, segundo a qual pelo menos 30% da merenda deve ser oriunda dos agricultores familiares do próprio município ou região.
TAGS:

Deixe o seu comentário