27/02/2013 16h44

Escolas socialmente responsáveis recebem o Prêmio Construindo a Nação

Solenidade de premiação foi realizada no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva

Representantes das unidades de ensino recebem troféu de premiação por incentivo ao desenvolvimento de projetos sociais
Assessoria/Fiea
O Prêmio Construindo a Nação foi entregue, na manhã desta quarta-feira (27), a 15 escolas alagoanas que desenvolvem projetos sociais. As unidades de ensino foram agraciadas com troféus, certificados e kits educativos. Para serem premiadas, as iniciativas devem ter o envolvimento dos alunos e proporcionar benefícios para a sociedade. A solenidade de premiação foi realizada no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço.
O prêmio é promovido em parceria pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto da Cidadania Brasil. Durante a abertura do evento, o superintendente do Sesi em Alagoas, Walter Jucá, transmitiu a mensagem do diretor regional da entidade, industrial José Carlos Lyra de Andrade, aos educadores, alunos, colaboradores do Sistema Fiea e parceiros.
Ele disse que o Prêmio tornou-se referência no reconhecimento a projetos sociais realizados por escolas alagoanas. No âmbito nacional, destacou Jucá, são mais de quatro mil escolas brasileiras participantes, mobilizando cerca de dois milhões de estudantes.
“A iniciativa valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimula os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola, preparando-os para a vida do País, pela relevância da aprendizagem adquirida na convivência com as demandas sociais das comunidades”, ressaltou.
A gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo, afirmou que o prêmio estimula as escolas a irem além da transmissão do “saber formal” aos alunos. “As escolas devem proporcionar o exercício da cidadania, formar pessoas conscientes de que podem mudar a realidade da comunidade onde vivem, da cidade ou Estado onde moram e, por que não, do próprio país?”.
Exemplos – A Escola Municipal Pedro Suruagy, no Tabuleiro do Martins, venceu na categoria Ensino Fundamental. Desde 2009, a unidade promove ações de educação ambiental com diversos temas. No ano passado, conforme a diretora Cícera Genilda, o subtema foi a dengue. Os alunos conscientizaram a população sobre o que fazer para evitar a proliferação da doença.  “A escola fica bem perto do mercado público e aproveitamos para fazer um trabalho educativo com os feirantes também, contribuindo para diminuir a quantidade de lixo espalhado. Não podemos parar, pois apesar dos resultados que já notamos, esse é um trabalho de formiguinha”, frisou.  Outro destaque é o programa ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do Sesi que tem mudado a vida de jovens em situação de abuso ou exploração sexual. A primeira participação no Prêmio Construindo a Nação rendeu o primeiro lugar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto “ViraVida na Comunidade: Tecendo o Protagonismo Juvenil”.
Participaram da premiação, que teve participação do grupo de teatro do Sesi, os diretores do Sistema Fiea Alberto Cabús e Floriano Alves; o superintendente-executivo do Sesi/AL, Flávio Dória; os conselheiros do Sistema Fiea Carlos Araújo e Romildo Ramos; o diretor regional do Senai, Marben Loureiro; o diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Roberval Cabral, a coordenadora do Prêmio Construindo a Nação em Alagoas, Valdirene Lima; e convidados.
Confira os vencedores no site www.al.sesi.org.br.
TAGS:

Deixe o seu comentário