18/01/2013 12h02

Senai Alagoas avalia mudanças na metodologia de Educação Profissional

Quarenta profissionais participam de encontro na Casa da Indústria Napoleão Barbosa

Cada vez mais jovens alagoanos participam de cursos de capacitação
Assessoria/Fiea
O Departamento Regional de Alagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está reunindo coordenadores de Educação e docentes de todas as suas unidades no Estado para analisar os itens da reforma na “Metodologia Senai de Educação Profissional” a serem implantadas pelo Departamento Nacional da instituição em todo o País.
Quarenta profissionais participam de um encontro na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, desta quarta (16) até a próxima sexta-feira (18), de onde sairão as sugestões e propostas dos alagoanos a serem enviadas ao Senai/DN. O objetivo é contribuir para que as alterações na metodologia estejam ao alcance da realidade local.
“A mudança é um processo de melhoria muito forte, principalmente agora que o Senai tem desafios como o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] e o Ebep”, disse Pedro Oliveira, líder da área de Informática e representante de Alagoas no grupo de trabalho do DN que discute a reforma.
O diferencial, explica Pedro, é que a metodologia será acessível a um número maior de docentes, já que grande parte deles não é formada em Pedagogia, mas são técnicos de destaque na área em que lecionam. “Com o novo modelo, eles terão como aplicar tanto os conhecimentos técnicos quanto os pedagógicos, de acordo com a demanda das turmas. A proposta permitirá que os docentes melhorem as suas práticas, pois o Senai, apesar da excelência comprovada, trabalha para se superar”, esclarece.
A assessora de Educação do Senai/AL, Nívia Carvalho, conta que os trabalhos do grupo não terminam nesta sexta-feira (18). “Vamos, a partir deste grupo de trabalho, criar um fórum que se reunirá bimestralmente para fomentar a implementação da nova versão da metodologia nas unidades do Senai em Alagoas. Os integrantes do grupo serão multiplicadores”, afirma, ao acrescentar que o fórum terá uma versão online para continuidade das discussões.
O documento com as considerações e análises do grupo de Alagoas serão enviadas ao Departamento Nacional do Senai até o próximo dia 27. As reuniões de avaliação acontecem em todos os departamentos regionais do Senai no País.

Deixe o seu comentário