03/10/2012 10h17

Sesi e Senai promovem a Semana do Mestre

Evento reúne 420 docentes do Sesi e do Senai durante os dias 2 e 3 de outubro

Semana do Mestre atrai estudantes, educadores e empreendedores
Assessoria/Fiea
Em Maceió, onde fez a palestra de abertura da Semana do Mestre, nesta terça-feira (2), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, defendeu que a educação, no Brasil, deveria ser direcionada à preparação dos alunos para o mundo do trabalho.
“O modelo atual é academicista, injusto. De 24 milhões de jovens que concluem o Ensino Médio, apenas 3,6 milhões entram na universidade, os demais ficam à própria sorte”, destacou. Ele comparou os números do Brasil, onde 6,6% dos jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos são educados para o trabalho, com países desenvolvidos como a Alemanha e o Japão onde esse número é de 53% e 50%, respectivamente.
 O Senai, juntamente com o Serviço Social da Indústria (Sesi), afirma Lucchesi, devem servir de modelo para essa nova doutrina pedagógica. Para o diretor-geral do Senai, um exemplo disso é o Ebep, sistema no qual os alunos fazem, ao mesmo tempo, o ensino regular (Sesi) e o técnico (Senai). Porém o Sesi, na visão do gestor, também deve enfrentar o desafio de preparar os estudantes para o mundo do trabalho.
 Ele falou ainda sobre a meta das entidades da indústria para os próximos anos na formação e qualificação profissional, conforme números do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Senai. “Teremos que qualificar 7,2 milhões de profissionais até 2015, dos quais 1,1 milhão serão novos profissionais. Em Alagoas, especificamente, vai ser preciso trabalhar 45 mil trabalhadores, sendo nove mil novatos no mercado de trabalho”, revelou Rafael Lucchesi.
 Este ano, a Semana do Mestre reúne, durante dois dias – 2 e 3 de outubro –, 420 docentes do Sesi e do Senai com o objetivo promover a integração e a ampliação de conhecimentos, além da atualização didático-pedagógica. As atividades incluem palestras e dinâmicas de grupo.
“Além de apoiar a melhor preparação corpo docente, visamos como resultado a melhoria contínua do ensino por meio da integração entre as duas entidades educacionais mantidas e administradas pela indústria”, afirmou o presidente do Sistema Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
Participaram do evento o diretor-regional do Senai, Marben Loureiro; o superintendente do Sesi/AL, Walter Jucá; o diretor de Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho; a gerente de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo; a assessora de Educação do Senai/AL, Nívia Andrade; além de docentes, gestores e colaboradores do Sistema Fiea.
TAGS:

Deixe o seu comentário