25/09/2012 14h33

Mundo Senai ajuda jovens na escolha da carreira

Público poderá conhecer e tirar dúvidas sobre educação profissional, inovação e tecnologia industrial

Evento amplia o conhecimento e estimula a cidadania
Assessoria
Quem ainda não decidiu que carreira profissional seguir vai ter uma boa oportunidade para pensar no futuro a partir desta quinta-feira, dia 27. Em todo o País, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial realiza o “Mundo Senai”, que vai até o próximo sábado. Em Alagoas, o evento acontece no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, localizado no bairro do Poço.
Durante três dias, o público poderá conhecer e tirar dúvidas sobre educação profissional, inovação e tecnologia industrial em um evento cheio de oportunidades, como minicursos, palestras, aulas práticas e outras atrações. Enquanto isso, alunos do Senai de Alagoas e de outros estados participarão de treinamento para a Olimpíada do Conhecimento 2012, maior competição de educação profissional da América Latina, que acontece de 12 a 18 de novembro, em São Paulo.
Nesta terça-feira, 25, os alunos competidores tiveram um encontro vivencial no auditório do Senai Poço. Na última edição da Olimpíada do Conhecimento, em 2010, no Rio de Janeiro, Alagoas participou com 15 alunos e trouxe sete medalhas – cinco de ouro e duas de prata. Este ano, a delegação está maior, serão 25 competidores em 24 ocupações.
Outras novidades são as presenças de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na ocupação Técnico de Enfermagem, e de quatro pessoas com necessidades especiais, em Panificação, Automotivo, Costura e Tecnologia da Informação. O diretor de Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho, está confiante de que o resultado este ano será muito melhor.
Segundo ele, o destaque obtido pelo Estado em competições de educação profissional nos âmbitos nacional e mundial – que estimula alunos de outros estados a virem treinar aqui –, não é segredo. “A diferença é que não encaramos as olimpíadas, simplesmente, como uma competição, mas como um processo de evolução. O reflexo desse trabalho está nas melhorias, como novas metodologias e tecnologias em máquinas e equipamentos, que repassamos para nossos os alunos”, disse.

Marcelo destacou, ainda, a alta capacidade de absorver tecnologia dos alagoanos. “Já trabalhei em 25 estados na área tecnológica e posso dizer que os alagoanos são diferenciados. Basta dar oportunidade para os jovens que eles voam, vão longe”, ressaltou.

TAGS:

Deixe o seu comentário