19/07/2012 14h42

Emoção marca a aula inaugural do ViraVida em Alagoas; um projeto promissor para jovens

ViraVida ajuda a tirar os jovens da condição de mercadoria e abre horizontes de dias melhores

Presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, entusiasta do ViraVida, participa da aula inaugural
Assessoria/Fiea
Quase ninguém segurou a emoção diante de 56 histórias de vida que, apesar de ainda estarem no começo, carregavam o peso do abuso e exploração sexual. Agora, o futuro é bem promissor para esse grupo de jovens alagoanos, com idades entre 16 e 21 anos, assistidos pelo programa ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com entidades do Sistema S, poder público e terceiro setor.
A aula inaugural do programa aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, com as presenças do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, do diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade, parceiros, colaboradores, familiares e alunos do ViraVida no Estado. Na ocasião, Lyra, que também preside a Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), apontou a exclusão social e a pobreza como causas da exploração sexual.
“Crianças e adolescentes são, muitas vezes, induzidos à troca de favores sexuais por dinheiro ou produtos alimentícios necessários ao provento das suas famílias. A oportunidade de entrada no mercado de trabalho oferecida pelo ViraVida tira esses jovens da simples condição de mercadoria”, alertou o industrial, ao explicar que o programa fornece educação continuada e empreendedora, qualificação profissional, atendimento socioeducativo, entre outras ações.
Ao citar exemplos de vidas que foram transformadas em outros estados onde o programa chegou há mais tempo – como uma garota de Natal que mora na favela, possui duas lojinhas e se prepara para inaugurar outra num shopping center –, Jair Meneguelli motivou os jovens alagoanos a não desistir do programa. “Essa é uma oportunidade que vocês não podem deixar passar. É a chance de dar uma virada nas suas vidas”, destacou, antes da assinatura de um termo de cooperação, entre o Sistema S e parceiros, que vai garantir a qualificação e empregabilidade dos jovens.
Talento – Rute (nome fictício), 17 anos, faz poemas e letras de rap. Ela conta que nunca teve oportunidade de mostrar o talento e, desde que entrou no ViraVida, a realidade é bem diferente. “Estou me sentindo apoiada e acolhida, porque no programa as pessoas dão atenção a mim e ao que eu faço”, afirmou. A menina, que se apresentou na aula inaugural desta quinta-feira, elogiou a equipe do programa.
“A qualidade do ensino é muito boa, nunca tive professores que explicam os assuntos tão abertamente. Eles passam ensinamentos que servem tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Quando entrar no mercado, não quero ser boa, quero ser excelente”, salientou.
Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, diz emocionado que o ViraVida abre novos horizontes para os jovens
TAGS:

Deixe o seu comentário