12/03/2012 18h10

Sesi inaugura escola em Marechal Deodoro e incentiva a educação e a qualificação de jovens

Sistema Fiea em parceria com o poder público municipal e a Odebrechet tem contribuido para a formação de jovens trabalhadores

 

Presidente José Carlos Lyra e o prefeito Cristiano Matheus descerram a placa de inauguração da Escola Sesi Professor Wilton Gama
Assessoria
Reinaugurada na manhã desta segunda-feira (12), a Escola Sesi Wilton Gama é mais uma importante contribuição do Sistema Fiea, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), ao município de Marechal Deodoro, cidade que nos últimos anos vem se industrializando e assiste ao aumento da demanda por mão de obra qualificada.
“A educação é investimento que traz ganhos de produtividade, por intermédio da especialização e familiarização dos trabalhadores com novas tecnologias”, afirmou o industrial José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e diretor regional do Sesi, durante a solenidade.
As parcerias têm sido muito importantes para desenvolver o município localizado na região Metropolitana de Maceió, segundo o prefeito Cristiano Matheus. Ele destacou que o Sistema Fiea também contribuiu para formar trabalhadores que hoje atuam na duplicação da Planta de PVC da Braskem, por intermédio do Senai, um dos parceiros do projeto Acreditar.
Além da Escola Wilton Gama, o Sesi levará, ainda,  a inclusão digital e o estímulo à leitura ao distrito de Massagueira, com um centro multimídia do projeto Indústria do Conhecimento a ser erguido no local. Esta é a segunda unidade a ser construída no município. “Não basta que as empresas venham, é necessário ter estrutura. O Sistema Fiea vem se destacando no suporte ao desenvolvimento industrial de Alagoas”, acrescentou Matheus.
Totalmente ampliada e reformada, a escola tem capacidade de atender 24 turmas, com oito salas de aula, laboratório de informática, cantina e espaços de apoio administrativo e pedagógico. Nela, serão ofertadas aulas do programa Ebep Sesi/Senai – que articula educação básica e profissionalizante – às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de implantado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Senai.
Capacitação - O programa Acreditar formou cerca de três mil deodorenses para trabalhar na obra de duplicação da Planta de PVC da Braskem, no Centro de Formação Santa Rosa de Lima, em Barra Nova, numa parceria que envolveu a Odebrecht, a Prefeitura de Marechal Deodoro, o Governo de Alagoas e o Senai.
A pedido da população e com a perspectiva da instalação de novos empreendimentos na região, o Senai e a Prefeitura ampliaram a parceria e continuarão ofertando cursos profissionalizantes à população. O contrato foi assinado ontem, durante a solenidade de inauguração da escola Sesi, com as presenças do deputado estadual Inácio Loiola, vereadores, empresários e colaboradores do Sistema Fiea.

Deixe o seu comentário