30/03/2012 15h34

Senai prepara pessoas com deficiência para a Olimpíada do Conhecimento em 2012

Cursos são Mecânica de Automóveis para Cadeirante, Costura Industrial para Surdos, Panificação para Pessoas com Sídrome de Down e Tecnologia de Informação para Cegos

 
Oportunidades para jovens participar Olimpíada de Matemática
Assessoria/Fiea
Mais quatro novas ocupações farão parte da Olimpíada do Conhecimento em 2012. Mecânica de Automóveis para Cadeirante, Costura Industrial para Surdos, Panificação para Pessoas com Síndrome de Down e Tecnologia da Informação (Informática) para Cegos.
“É a primeira vez na história da Olimpíada do Conhecimento que teremos a participação de Pessoas Com Deficiência. Nós, que fazemos parte do Senai e que somos coresponsáveis pelo sucesso deste evento grandioso que é a OC, estamos muito felizes com a participação desses novos competidores, pois entendemos que uma deficiência não é motivo para exclusão desta clientela neste tipo de evento e sim oportunidade de aprendizado e crescimento profissional e pessoal de todas as pessoas que participam desta competição”, destaca a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai) de Alagoas e delegada técnica da Olimpíada, Nívia Maria Carvalho de Andrade.
A coordenadora explica ainda que Alagoas terá representantes nas quatro ocupações. “Os alunos já estão sendo treinados e posteriormente será feita a seleção. Tenho certeza de que seremos muito bem representados, nossos competidores e treinadores estão de parabéns pelo esforço e dedicação”.
Dos quatro treinadores do Senai Alagoas para estas novas ocupações da OC dois foram escolhidos como avaliadores líderes da etapa nacional: na Panificação para Pessoas com Síndrome de Down será Wagner de Mendonça Amorim, campeão da OC nacional em 2010 e vencedor de vários prêmios internacionais; e em Tecnologia da Informação para Cegos será Flávio Santos da Silva, medalha de prata também na OC nacional em 2010. Para as ocupações de Mecânica de Automóveis para Cadeirante e Costura Industrial para Surdos os treinadores são: Dilson Medeiros Rodrigues e Luciano Jorge da Silva, respectivamente, que também serão avaliadores na etapa nacional da olimpíada.
A Olimpíada do Conhecimento é uma das principais vitrines profissionais do País, pois expõe o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial. Em 2012, as competições serão realizadas no Anhembi, em São Paulo, no período de 8 a 10 de novembro.

Proporcionando uma educação profissional comprometida com a diversidade, preservando a qualidade dos seus serviços, o Senai desenvolve o Programa de Ações Inclusivas (PSAI), que facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais aos seus cursos e ao mercado de trabalho expandindo assim o atendimento a todos e a todas

Deixe o seu comentário