22/02/2012 11h33

Hemoal e Lions Clube sorteiam bicicletas para doadores de sangue

Participaram da promoção os doadores voluntários que se candidataram à doação de sangue o período de 10 a 16 de fevereiro

 

Sorteio de bicicletas incentiva novos doadores de sangue

Repórter: Josenildo Torres
Foto: Olival Santos

Os doadores de sangue Adriano da Silva e Maria de Fátima Pereira foram os contemplados da promoção realizada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Lions Clube Maceió. Cada um irá receber uma bicicleta, por ter se candidatado à doação de sangue durante a Campanha do Carnaval.

O sorteio foi realizado na presença da diretora do Hemoal, Verônica Guedes, e do diretor do Lions Clube Maceió, Carlito Cedrim. Participaram da promoção os doadores voluntários que se candidataram à doação de sangue durante o período de 10 a 16 de fevereiro deste ano.

Os ganhadores serão comunicados, via telefone, por meio do Setor de Captação do Hemoal. A entrega da premiação será realizada na próxima quinta-feira, às 10 horas, na sede do órgão, localizada a Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. Na oportunidade, o diretor do Lions Clube Maceió agradeceu aos alagoanos que atenderam ao chamado do Hemoal, uma vez que o órgão realizou campanha para estabilizar o estoque de sangue para o Carnaval.

“A participação de todos os doadores foi fundamental para assegurar que não falte sangue durante o feriadão”, ressaltou Carlito Cedrim, ao agradecer o apoio da imprensa na divulgação da campanha.

A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, disse que o sorteio não representa uma troca, pois teve apenas o intuito de incentivar a doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas. “Esta iniciativa do Lions Clube teve o objetivo de incentivar a doação espontânea, pois esse gesto deve ser voluntário, cujo doador deve ter o propósito de salvar vidas”, destacou.

Critérios – Para se candidatar à doação, os voluntários devem ter idade entre 16 e 67 anos. É imprescindível ter no mínimo 50 kg e, no caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Deixe o seu comentário