17/09/2017 8h30

Revitalização do rio São Francisco deve ser abraçada pelo Nordeste e Minas Gerais, defende Inácio Loiola

Deputado estadual sugeriu ao governador Renan Filho incluir todos os estados nordestinos na Carta de Penedo

Deputado estadual Inácio Loiola em viagem 'Na 'Rota dos 200 Anos', de Piranhas a Penedo

O rio São Francisco é vital para a sobrevivência de milhares de famílias e o desenvolvimento autossustentável do Nordeste, porque suas águas, agora via a transposição, chegam mais longe saciando a sede da população e de animais e continuam a gerar energia para as residências e as indústrias. Essa realidade conhecida de todos impõe a participação dos estados da região e de Minas Gerais, também, no projeto da revitalização do Velho Chico, defendeu o deputado estadual Inácio Loiola (PSB), em viagem de barco ‘Na Rota dos 200 Anos’ promovida pelo Governo do Estado, de Piranhas a Penedo.

Inácio conversou e propôs ao governador Renan Filho no documento intitulado “A Carta de Penedo” a união do Nordeste na revitalização do projeto do rio São Francisco para pressionar o Governo Federal tirá-lo dos gabinetes de Brasília e começar a colocá-lo em prática. A viagem ‘Na Rota dos 200 Anos’ mostrou mais uma vez a sociedade brasileira o quadro agonizante do rio.

Ele explica a necessidade de incluir todos os estados nordestinos e mais Minas Gerais:  Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte embora não sejam banhados pelo rio São Francisco, agora passam a receber as águas do rio via a transposição; Piauí e Maranhão não  as recebem, entretanto, como os demais banhados – Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas -, tiram proveitos por meio de energia elétrica gerada nas usinas instaladas ao longo do Velho Chico assim como todo o Nordeste. E Minas Gerais por ser a região onde se localiza a nascente e o rio segue seu percurso ajudando a produção agrícola e abastecendo a população.

“Diante dessa realidade é fundamental a integração de todos nordestinos mais os mineiros nessa ampla corrente a favor do rio São Francisco e contra a privatização da Chesf. Entendemos que privatizar a Chesf é privatizar o rio, o que jamais queremos”, falou o deputado estadual.

Ele concluiu destacando a iniciativa do Governo do Estado em liderar a cruzada a favor do rio São Francisco em uma semana histórica para os alagoanos: a comemoração dos 200 anos da Emancipação Política do Estado de Alagoas neste sábado, 16 de setembro de 2017.

 

Deixe o seu comentário