19/06/2015 12h39

Workshop Internacional ‘Ameaças Fitossanitárias’ discutirá pragas que afetam a produção de alimentos

Em apenas dois anos, a lagarta helicoverpa armigera gerou prejuízos de mais de R$ 2 bilhões à produção de alimentos no Brasil

Lagarta Helicoverpa

Em apenas dois anos, a lagarta helicoverpa armigera gerou prejuízos de mais de R$ 2 bilhões à produção de alimentos no Brasil. Porém, ela não é a única praga que assola o país. Segundo estudos da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), nos últimos dez anos foram detectadas pelo menos35 novas ameaças à agricultura brasileira, como a mosca branca, o greening e o bicudo-do-algodoeiro, gerando elevadas perdas ao agronegócio.

 Aprimorar a vigilância internacional, aumentar a capacidade de detecção dessas pragas e implementar programas de controle são temas do Workshop Internacional “Ameaças Fitossanitárias”, iniciativa da SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, Andef e Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, programado para o World Trade Center, em São Paulo (SP), no dia 30 de junho de 2015.

A programação engloba temas importantes para o controle fitossanitário e a oferta de alimentos e conta com especialistas do Brasil e do exterior. Destaques para os impactos econômicos da entrada de novas pragas, o papel dos organismos de proteção fitossanitária, inovação para alimentar o mundo e cases do sistema de vigilância do Chile e da Espanha.

Como atração especial, o evento será palco do lançamento do livro “Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas”, que faz uma abordagem completa sobre o tema, discutindo os fundamentos da Defesa Vegetal no Brasil, o impacto da introdução de pragas, os métodos utilizados em Sanidade Vegetal, as políticas públicas para o efetivo exercício da Defesa Vegetal no Brasil e tendências e perspectivas. O livro-texto contém glossário dos termos técnicos, compilação indexada dos atos legais e normativos e uma listagem de recursos disponíveis na internet relacionados ao conteúdo dos capítulos.

 

Workshop Internacional 2015 – Ameaças Fitossanitárias

Data: 30 de Junho de 2015, a partir das 8:30h

Local: WTC, em São Paulo (SP)

Informações e inscrições: www.defesaagropecuaria.net

 

Programação Completa

8:30h – Abertura

9h às 10:15h – Debate: O papel da Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV) e dos Organismos Regionais de Proteção Fitossanitária (ORPFs) no contexto mundial e novas discussões sobre pragas de preocupação nacional. Ana Maria Peralta Otonello (CIPV) – Moderador: Paulo Emílio Torres (SBDA)

10:15h às 11:30h – Debate: Impactos econômicos da entrada de novas pragas. Prelecionista: Sílvia Helena Galvão de Miranda (USP) – Debatedores: Luiz Neri Ribas (Aprosoja), Moacyr Saraiva Fernandes (IBRAF), Gutemberg Barone (MAPA) – Moderador: Luís Carlos Ribeiro (ANDEF)

11:30h às 12:10h – Palestra. Ciência e Inovação para Alimentar o Mundo. José Perdomo (Crop Life) – Moderador: Marcelo Lopes da Silva (Embrapa)

12:10h às 13h Business lunch

13h às 13:40h – Lições aprendidas na estruturação do sistema de vigilância e prevenção de pragas no Chile, com Marco Muñoz (Servicio Agrícola y Ganadero, Chile) – Moderador: Luís Eduardo Pacifici Rangel

13:40h às 14:20h – Serviço de inspeção de cargas na Espanha e sua eficácia na prevenção de entrada de pragas, com Alejandro Lorca Ruiz (Coordinador General de Inspección de Sanidad Vegetal, Porto de Madri, Espanha)

14:20h – Lançamento do livro “Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspect

TAGS:

Deixe o seu comentário