03/06/2014 13h50

Contas Abertas: Maceió aparece na relação das 10 capitais mais transparentes do Brasil

Portal de transparência de Maceió disponibiliza o download de todas as pesquisas de consultas realizadas, tanto de receita quanto de despesa

Capital alagoana aparece no índice de transparência 2014

Maceió está entre as 10 capitais no ranking do Índice de Transparência que avalia os portais da transparência nas esferas federal, estadual e municipal. A avaliação foi feita com base em parâmetros técnicos, criados pelo comitê reunido pela Associação Contas Abertas. O trabalho elenca sites com menor ou maior grau de transparência.

O Índice de Transparência avaliou a divulgação de Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização e a Usabilidade dos espaços públicos. No segundo item, Maceió obteve a nota máxima, 10. Na divulgação de conteúdo, a nota foi 4,93 e Usabilidade foi 4,70. Maceió obteve 5,09 como nota final. Confira o ranking no endereço http://indicedetransparencia.com/ranking-2014-capitais/.

Segundo o relatório, entre os critérios exigidos para a interação com o internauta, o portal de transparência de Maceió disponibiliza o download de todas as pesquisas de consultas realizadas, tanto de receita quanto de despesa.

Para o secretário municipal do Controle Interno Fellipe Mamede, estar entre as 10 capitais mais transparentes é motivo de orgulho. “A divulgação do índice veio coroar o fechamento do ciclo de um ano de implantação do Portal da Transparência de Maceió. Para nós que fazemos a gestão do Prefeito Rui Palmeira estar entre os top 10 é motivo de muito orgulho. No próximo ano pretendemos aparecer entre os cinco primeiros, pois todos os itens de melhoria citados já estão sendo trabalhado, fazem parte do nosso plano de ação”, disse Mamede.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Clayton Santos, “quando um governo faz questão da clareza e da transparência com os gastos públicos, mais respeito é mostrado pelo cidadão. Uma gestão transparente dá ao munícipe a condição de saber onde são aplicados os impostos pagos e forma cada vez mais cidadãos conscientes”.

Deixe o seu comentário