18/07/2013 15h30

Manifestações promovidas pela população nas ruas da capital alagoana derrubam Índice de Confiança do Consumidor

Redução de 4,6% reflete a intranquilidade do consumidor provocada pelos protestos e pela ameaça de descontrole inflacionário

Manifestações afetaram o desempenho do comércio varejista

 

A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió (ICC), desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria Banco do Nordeste, demonstra que o nível das expectativas econômicas do consumidor da capital alagoana caiu neste mês de julho: de 152,4 pontos verificados mês passado, o índice registrou 145,4 pontos; uma queda de 4,6%.

Variando de 0 a 200 pontos – no qual acima de 100 a expectativa é considerada positiva – o ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de trinta dias. O segundo, mede as expectativas do consumidor sobre o futuro econômico do país, a situação financeira da família do consumidor e a situação geral do Brasil para os próximos 12 meses.

O ISP declinou pelo terceiro mês consecutivo, passando de 148,8 pontos, em maio, para 142,4 pontos em julho. Isso significa uma redução de 4,3%. Por sua vez, o desempenho do IEF também não foi bom. De 155,6 pontos registrados em junho, caiu para 147,4 pontos, ou seja, uma redução de 5,2%.

Na análise do Instituto Fecomércio, esses resultados refletem a intranquilidade conjuntural do consumidor diante de alguns fatores, tais como o clima de instabilidade política provocado pelas manifestações e protestos sociais em todo o país; a ameaça de descontrole inflacionário; a redução do ritmo da atividade econômica; o início do ciclo de elevação das taxas de juros, com encarecimento do crédito e das dívidas; e a revisão, para baixo, das previsões de crescimento da economia brasileira para 2013.

Esses fatores são observados quando se analisa a opinião dos consumidores sobre suas expectativas a respeito da situação econômica do país para os próximos 12 meses. Em junho, 93,2% dos entrevistados consideravam a economia brasileira ótima ou boa; em julho, esse indicador caiu para 87,1%. O percentual de consumidores interessados em comprar bens duráveis no próximo mês também se reduziu. No mês passado, 86,7% dos consumidores tinham intenção de compras, mas esse número se reduziu para 78,6% dos entrevistados. Os produtos que os consumidores estão mais interessados em adquirir neste mês são, por ordem de intenção, vestuários, celulares, calçados, computadores e imóveis.

Deixe o seu comentário