23/05/2013 9h10

Empresários alagoanos poderão estreitar relações com mercado chinês

Fecomércio e Sebrae Alagoas idealizam Missão Empresarial à China visando estimular a economia e novos negócios

Empresários alagoanos irão à missão empresarial na China

A China é, atualmente, o maior produtor industrial do mundo e o primeiro parceiro comercial do Brasil. O País tornou-se o destino certo para os que desejam impulsionar seus negócios. E, para estimular a interação entre empresários alagoanos e o mercado chinês, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), em parceria com o Sebrae/AL, realizará uma Missão Empresarial à China (114º Canton Fair), de 22 de outubro a 5 de novembro. O lançamento oficial acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29, às 8h30, durante um café da manhã no Hotel Ponta Verde.

As entidades escolheram o país asiático devido ao potencial volume de negócios que podem ser firmados a partir dos contatos a serem estabelecidos pela comitiva alagoana. E os números de importações e exportações entre China e Alagoas, em 2012, demonstram esse potencial: o volume de importações alcançou R$ 130 milhões, valor que representa 30% do total; ao passo que as exportações registraram R$ 1,14 bilhão. Neste ano de 2013, 42% dos produtos importados durante o primeiro trimestre tiveram como origem o país asiático. Os dados foram apresentados pelo economista Cícero Péricles em recente entrevista ao Bom Dia Alagoas.

“A China tem sua força na oferta, já que sua produtividade aumenta a cada ano. Além disso, a política econômica anunciada para este ano irá promover uma maior abertura do mercado financeiro, o que favorecerá ainda mais aos novos negócios. A Missão será uma excelente oportunidade de inserção no mercado chinês; um mercado de grande potencial para quem deseja investir”, analisa Diego Gaia, assessor da presidência da Fecomércio.

Segundo Gaia, além de estimular os empresários alagoanos na importação e exportação visando ao abastecimento do comércio e o fomento da economia, a Missão tem como objetivo buscar a inovação dos processos de gestão e de produção dos produtos, bem como observar como estão sendo trabalhadas parcerias público-privadas. “Ao proporcionar esta oportunidade aos empresários, pretendemos estimular a diversificação de nossa economia ao demonstrar, in loco, as variadas alternativas internacionais para novos negócios”, sintetiza.

Canton Fair

A Canton Fair, realizada em Guangzhou (Cantão), é considerada a maior Feira Multissetorial de toda a Ásia. Em sua última edição, recebeu mais de 165 mil compradores e movimentou cerca de 26 milhões de dólares em cada rodada de negócio, gerando um volume de vendas de mais de 45 bilhões de dólares. Dividida em três fases, a Canton Fair apresenta 150 mil tipos de produtos com qualidade e preços altamente competitivos. A comitiva alagoana visitará a segunda e terceira fase.

TAGS:

Deixe o seu comentário