02/08/2012 13h02

Trabalhador alagoano que comprou FMP-FGTS, ganhou 1.130% em 10 anos; e perdeu 40% em 3. E agora?

Momento requer análise cuidadosa do investidor conforme suas necessidades e não tomar decisões precipitadas

Valdi Junior/Valor Mercado

O trabalhador alagoano que possui recursos no Fundo Garantidor do Tempo e Serviço (FGTS), e há 10 anos, com estímulo do Governo Federal, investiu em ações por meio do FMP-FGTS Petrobras (Fundo Mútuo de Privatização da Petrobras hoje deve está se fazendo a seguinte pergunta: mantenho ou não o FMP-FGTS. [Isto é, caso ainda possua a conta do FGTS]. Em 10 anos, o papel acumulou ganho de 1.130%. Nos últimos três anos, o rendimento negativo alcançou 52%.

Bovespa

É uma dúvida, e tanto, que paira sobre o trabalhador que ainda não possui muita familiaridade com o mercado de renda variável. Ele saiu de um período de euforia para um tempo de incertezas, embora o ganho supere de longe as perdas.

Se o trabalhador analisar o rendimento dos 10 anos dos recursos depositados no FGTS – que paga 3%/ao ano -, alcançou 62%. Ou seja, quem não apostou nas ações da Petrobras e optou por deixar o dinheiro quietinho lá no FGTS, tá perdendo um valor que é melhor nem fazer o cálculo para não se aborrecer.

Por outro lado, aquele, que não gosta de correr risco e preferiu manter o dinheiro no próprio FGTS, está contando vantagem nos últimos três anos. [Pouca, mais está]. Nesse período, o FGTS valorizou 10%, e o FMP-FGTS acumulou perda de 40%.

Daqui para a frente quem ganhará mais? Quem aplicou no FMP-FGTS ou deixou no FGTS? Resposta: Depende do perfil e das necessidades de cada pessoa. A dica é fazer uma análise com parcimônia com horizonte de curto, médio e longo prazo.

Renda variável, o caso do FMP-FGTS, sempre proporciona ganha maior, mas requer paciência e prazo do investidor. Quem pensa ou precisa de grana no curto prazo e não possui ‘estômago” para o sobe e desce da bolsa é preferível deixar o dinheiro lá no FGTS.

Só a título de informação e para deixar o gostinho de quero mais: o FMP-FGTS em julho último se recuperou e rendeu 12,74%.

Esse movimento de alta continuará ou foi apenas um impulso passageiro! Analistas acreditam que continuam, pórem, a decisão final é sua (trabalhador-investidor).

 

Deixe o seu comentário