30/05/2012 10h44

Selic muda hoje, e brasileiro deverá acostumar-se a conviver com uma rentabilidade menor da poupança

Redução da taxa Selic para 8,5% definida pelo Copom, vai reduzir o ganho da caderneta de poupança

Mudança na Selic reduz rendimento da poupança

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Mudança de paradigma. Uma frase muita propalada por homens do mercado, psicólogos e sociólogos. Pois, bem. É que o deve ocorrer nesta quarta-feira, 30 de maio, com a caderneta de poupança.

O investimento mais tradicional e confortável para maioria dos brasileiros vai ter sua rentabilidade baseada na taxa de juros, ou seja, 70% da taxa Selic, conforme definiu o Governo Federal toda vez que a Selic ficar menor ou igual a 8,5%, o que deve ocorrer mais tarde na reunião do Copom (Conselho de Política Monetária).

E quais os reflexos para o poupador. Abaixo, as expectativas de rendimentos da poupança conforme a taxa Selic.

Selic                                       Rendimento

10%                                            6,17%

9%%                                           6,17%

8,5%                                           5,95%

8%                                               5,6%

7,5%                                           5,25%

7%                                                4,9%

Quanto mais diminuir a taxa Selic, menor será o ganho da caderneta de poupança. Entretanto, é preciso considerar dois aspectos: a caderneta continua vantajosa no curto prazo de seis meses até 12 meses porque é isenta de Imposto de Renda; e neste período de mercado volátil se mantém um porto seguro livre de oscilações, ora oriundas do mercado externo, ora oriundas do mercado interno.

Então, para quem vai precisar de dinheiro no curto prazo, dispõe de poucos recursos e averso à volatilidade do mercado, o caminho é manter os investimentos na tradicional caderneta de poupança.

Agora, quem tem um pouco mais de recursos e quer ganhar mais, aí existem várias opções desde o Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Fundos de Investimentos até as ações.

TAGS:

Deixe o seu comentário