04/05/2012 8h46

Alteração nas regras da caderneta de poupança impõe novas atitudes ao poupador

Caderneta de poupança vai pagar 70% da Selic quando a taxa de juros igualar 8,5% ou ficar abaixo desse parâmetro

O

Caderneta de poupança vai remunerar parte da taxa Selic

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A caderneta de poupança vai pagar 70% da Selic toda vez que a taxa de juros igualar 8,5% e ficar abaixo desse patamar. Essa medida de impacto positivo para o mercado levará o poupador a estar vigilante nas aplicações, porque é de responsabilidade dos bancos fazerem o detalhamento de depósito e saque da conta no período que vigorar taxa de juros de 8,5% abaixo.

Essa nova realidade deverá começar já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central no fim deste mês de maio. E como a presidente Dilma Roussef que mostrar serviço à sociedade no tocante a forçar a queda do spread e da taxa de juros logo tratou de encontrar um “meio termo’ para ajustar a correção da caderneta de poupança cujo ganho com juros baixos ficaria acima dos fundos de renda fixa.

A decisão de alterar as regras da poupança vai atingir diretamente aquele pequeno poupador que tinha a caderneta como único abrigo para pôr seus recursos.

Do  jeito que a realidade econômica e financeira está, o povo brasileiro de um modo geral terá que aprender a ir em busca das aplicações variáveis – que mexe com outros ativos como ações e fundos. Ou seja, terá que assumir risco. E risco implica em ganhos e perdas mais consideráveis.

Querendo ou não, o certo é que a presidente Dilma Roussef quebrou paradigmas a mexer na regra da poupança. A bola agora está com o Congresso Nacional para avaliar a Medida Provisória.

Deixe o seu comentário