24/02/2025 11h01

Número de alunos da rede estadual que ingressaram no ensino superior cresce 36%

Dados da Seduc apontam que mais de 1.400 concluintes do ensino médio em 2024 conquistaram vaga em instituições públicas e privadas

studantes Myrella e Benjamim conquistaram vaga na universidade

 

O ingresso de estudantes da Rede Estadual no Ensino Superior cresceu 36% entre 2024 e 2025. Dados da Gerência Especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontam que o número de alunos concluintes do ensino médio da Rede Estadual que conquistou vaga em uma universidade pública ou faculdade particular passou de 1.099 em 2024 para pouco mais de 1.400 em 2025.

Esses dados contemplam instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) e faculdades particulares via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni).

“Este resultado é muito significativo para a Rede Estadual de Alagoas. Aumentamos o número de inscritos, com quase 100% dos concluintes inscritos; aumentamos o número de participação efetiva nos dois dias de prova, com 80% dos inscritos comparecendo nas provas e ampliamos o número de aprovados no Ensino Superior já na primeira chamada. Isso demonstra o trabalho de todas as escolas, dos professores no engajamento dos estudantes e na preparação para que eles estivessem confiantes para ir em busca de uma vaga no Ensino Superior”, comemora a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, celebra o resultado, que é consequência do engajamento de professores e estudantes de toda a Rede Estadual por meio do Programa Foca o Enem, o que inclui, dentre outras ações, aulões presenciais e online, videoaulas, aplicação de simulados e distribuição de kits para os estudantes.

“As ações do Programa Foca o Enem e do Programa Professor Mentor estão construindo uma cultura de preparação dos estudantes para a participação no Enem, e consequentemente, acesso ao Ensino Superior. Tivemos inclusive alunos aprovados em alguns dos cursos mais concorridos do Sisu, a exemplo de Medicina, Direito e Odontologia. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar mobilizando nossos estudantes para a consolidação de seus projetos de vida e para as oportunidades que apenas a educação pode proporcionar”, reflete.

SONHO REALIZADO

Cláudio Matheus Soares, concluinte pelo Colégio Tiradentes Arapiraca, e Benjamin Paciência, que terminou o ensino médio na Escola Estadual Pedro Teixeira, de Maceió, conquistaram uma vaga nos cursos de Medicina (Cláudio) e Direito (Benjamin) da Ufal, em 1º lugar por meio do Sistema de Cotas PPI.

TAGS:

Deixe o seu comentário