09/10/2023 8h28

Governador anuncia retomada imediata das obras do aeroporto de Maragogi

Orçadas em mais de R$ 280 milhões, obras vão gerar cerca de 300 empregos diretos e beneficiará região Norte do Estado

Obras do Aeroporto de Maragogi vão ganhar celeridade

 

 

Após anos de espera, um sonho antigo da população de Maragogi e cidades vizinhas se encaminha para a realização. O governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, anunciou a retomada das obras de construção do Aeroporto Costa dos Corais, orçado em mais de R$ 280 milhões, que fortalecerá a atividade turística do estado e beneficiará, diretamente, toda a região Norte. O início das obras é imediato e vai gerar cerca de 300 empregos diretos, com previsão de entrega em 2025.

De acordo com o governador Paulo Dantas, as obras estavam paralisadas devido à falta de apoio do governo Bolsonaro, nos últimos quatro anos, mas agora os recursos foram garantidos pelo presidente Lula, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.

“O Governo de Alagoas passou quatro anos sem receber apoio do Governo Federal para obras importantes e impulsionadoras para o nosso estado. Felizmente, com o presidente Lula, voltamos a ter o apoio de Brasília e assim conseguirmos retomar obras que vão mudar a vida dos alagoanos. A exemplo deste aeroporto, que não beneficiará apenas o turismo, mas também o desenvolvimento econômico e social, pois gera empregos, renda, atrai mais investidores para a região e, de quebra, também auxilia no desenvolvimento do turismo do litoral Sul de Pernambuco e também do Nordeste”, destacou.

A demanda esperada para o aeroporto é de 80 passageiros/hora-pico. Está prevista ainda a possibilidade de operação de um terminal de transporte de cargas para atendimento da demanda oriunda do Porto de Suape, localizado em Pernambuco. A unidade possui localização estratégica entre outros dois destinos populares dos turistas: Recife e Maceió.

“Alagoas tem se destacado positivamente no turismo e cada vez mais estamos conquistando mais voos diretos, mais empreendimentos hoteleiros, e principalmente mais turistas nacionais e internacionais. Segundo pesquisa da FGV [Fundação Getúlio Vargas], a cada 1 real investido no turismo, 20 reais retornam para a sociedade. Não conheço outra atividade que dê tanto retorno como o turismo, e é por isso que o governador Paulo Dantas sempre deu total atenção ao turismo, porque o retorno para a sociedade é enorme”, disse a secretária Bárbara Braga.

O marinheiro Rinaldo Silva, de 46 anos, comemorou a retomada das obras, que era um sonho antigo da população de Maragogi.

“Há muito tempo esperávamos por essa obra e agora o governador Paulo Dantas vai retomar. Será muito importante para todos nós, e principalmente para a população, economia e geração de empregos. Muitos aqui na cidade estão desempregados e agora terão essa oportunidade”, comemorou.

O aeroporto de Maragogi contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, uma pista de pouso e decolagem de 2.200 metros, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente, situados numa área de 340.888 hectares, de acordo com estudo topográfico. A cidade do litoral Norte é o segundo destino turístico mais visitado (portão de entrada) de Alagoas, ficando apenas atrás da capital alagoana.

Com a sua conclusão, o aeroporto Costa dos Corais irá beneficiar toda a região Norte do estado, tendo como principal beneficiado a própria cidade de Maragogi, seguida pelos municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Participaram também da solenidade empresários do trade turístico da região, as secretárias Renata Santos (Fazenda), Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico), os secretário Mozart Amaral (Desenvolvimento Urbano), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Gino César (Meio Ambiente), o ex-prefeito Marco Madeira, a prefeita de Porto Calvo, Eronita Esposito, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, a prefeita da São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante, o prefeito de Matriz do Camaragibe, Fernando Cavalcante, os deputados estaduais Cícero Cavalcante e Henrique Chicão, o superintendente do Sebrae, Vinicius Lages, além de outros políticos da região.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário