02/09/2023 10h33

Cerca de 60 mulheres ocupam cargos de gestão na área de saneamento no Estado

Todas elas são funcionárias da Companhia de Saneamento de Alagoas, e colaboram para o bem-estar e qualidade de vida da população

Thayse Araújo dos Santos, técnica em Edificações, engenheira de Agrimensura e engenheira civil

 

Essenciais à vida da população, os serviços de saneamento básico são executados com o conhecimento, a expertise, a experiência e a força de trabalho de mulheres em Alagoas. Cento e trinta e seis profissionais femininas, para ser exato, fazem parte da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e contribuem diariamente para que a população de 77 cidades tenha água tratada e de qualidade nas torneiras, além de coleta e tratamento de esgoto.

Desse total, 57 ocupam cargos de gestão na empresa, o que equivale a 41,92% do quadro feminino. É o caso, por exemplo, da administradora Rosa Buarque, que atualmente é gerente de Contratos da Casal.

Ela ingressou na Companhia em 1980 como auxiliar administrativo, mas, em 43 anos de dedicação ao saneamento, já passou pelas áreas de Planejamento, Recursos Humanos, Auditoria Interna, Licitações e Financeira. Para ela, fazer parte desse segmento é motivo de grande satisfação. “Para mim é motivo de muito orgulho fazer parte do time de gestão da Casal e do setor de saneamento, sempre no empenho de colaborar e contribuir para o melhor e mais efetivo desenvolvimento da empresa e do saneamento do Estado de Alagoas”, enfatizou.

Quem também ocupa cargo de gestão na Casal é Thayse Araújo dos Santos, que é técnica em Edificações, engenheira de Agrimensura e engenheira civil. Ela ocupa na empresa o cargo de coordenadora de Produção da Região Metropolitana de Maceió.

Na Casal há sete anos, Thayse ressalta que se sente feliz contribuindo em uma área, segundo ela, “tão importante e que impacta diretamente a saúde das pessoas e o meio ambiente”.

“Vejo minha liderança, principalmente por ser na área operacional, importante para a representatividade feminina na empresa e na área do saneamento como um todo. Sei que posso ser espelho e servir de incentivo para que outras mulheres se sintam competentes para ocupar cargos importantes e seguirem a profissão que desejarem”, acrescentou.

As 57 mulheres que ocupam cargos de gestão na Casal estão nas seguintes funções: uma vice-presidente Operacional, uma assessora da Presidência, uma assessora da Vice-Presidência de Engenharia, uma chefe de Gabinete, uma auditora interna, uma assessora de licitações, quatro superintendentes, seis coordenadoras, 12 gerentes e 29 supervisoras.

História

A Companhia tem ao todo 677 funcionários ativos, sendo 541 homens e 136 mulheres. A empresa completa 61 anos de atividades em dezembro deste ano. Atualmente, é responsável por produzir água tratada para atender a 77 municípios, beneficiando quase 2 milhões de pessoas.

Em 60 cidades, a água tratada pela empresa é repassada para que concessionárias privadas façam a distribuição aos consumidores. Em outros 17, a própria Casal é responsável por todas as etapas, desde a captação até a entrega aos moradores.

TAGS:

Deixe o seu comentário