25/08/2023 9h29

Estado de Alagoas é destaque no avanço do saldo de crédito no Nordeste

Dados se referem ao acumulado nos últimos doze meses, terminados em maio deste ano, e acompanham a alta nos financiamentos realizados pelo Banco do Nordeste no estado, no mesmo período

 

Estado de Alagoas é referência na captação de recursos oriundos das linhas de financiamento do Banco do Nordeste

Alagoas apareceu em destaque no avanço do saldo de crédito (+17,6%) do Sistema Financeiro Nordestino, referente aos últimos doze meses, terminados em maio de 2023, ficando atrás apenas do Maranhão, entre os demais estados da região.

Os dados, divulgados pelo Banco Central, foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste (BNB) que realiza pesquisas sobre a economia nordestina. No mesmo período, o saldo de crédito do BNB no estado alcançou R$ 3,28 bilhões, com incremento de 8,96% em relação à mesma métrica comparativa de 2022.

De acordo com o Etene, o saldo analisado representa a diferença entre o acúmulo dos valores contratados e das parcelas pagas dentro de um mesmo período. Segundo o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, o resultado positivo de Alagoas reflete o aquecimento da economia e corrobora com o crescente volume de financiamentos realizados pelo banco no estado.

“O BNB tem realizado recorde de aplicações no estado. Encerramos julho com mais de R$ 3 bilhões contratados, o que certamente contribuiu para esse avanço de Alagoas no saldo de crédito. A importância desse indicador é percebemos o crescente volume de recursos circulando na economia e permitindo investimentos nas atividades produtivas que geram emprego e renda”, afirma.

Pelo estudo do Etene, o crescimento do saldo de crédito em Alagoas foi superior ao da própria região. No Nordeste, no acumulado dos últimos doze meses, terminados em maio de 2023, a elevação desse saldo foi de 14,3%.

Ainda pela área do BNB, a trajetória ascendente do crédito, em Alagoas, se dá, sobretudo, em razão das pessoas jurídicas alagoanas, que cresceram nas contratações de empréstimos e financiamentos em ritmo de 31,2% no período analisado.

TAGS:

Deixe o seu comentário