08/03/2023 9h59

Governo de Alagoas celebra Dia da Mulher

Governador Paulo Dantas inaugura primeiro Ambulaboratório de Endometriose, marcada para às 8h, ao lado do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Secretárias de Estado comemoram o Dia da Mulher

 

O Governo de Alagoas cuida das mulheres. Toda essa atenção pode ser logo vista com a iniciativa do governador Paulo Dantas que privilegiou o maior número de secretárias na composição de seu secretariado, servindo de exemplo para outros estados e sendo reconhecida nacionalmente pelos principais jornais do país, como O Globo e o Valor Econômico. E nesta semana, principalmente nesta quarta-feira (8), dedicado ao Dia Internacional da Mulher, as alagoanas recebem do Estado ações voltadas ao empoderamento, cuidados e rede de apoio, através do trabalho das secretarias estaduais.

Governador inaugura o primeiro Ambulatório de Endometriose

Como parte das ações desenvolvidas do 8 de março, o governador inaugura o primeiro Ambulatório Alagoano para Tratamento de Endometriose. A unidade, que será destinada ao diagnóstico e tratamento de um dos problemas ginecológicos que mais afligem as mulheres, funcionará no Hospital da Mulher, no Poço, em Maceió. Além de Paulo, a inauguração, marcada para às 8h, ao lado do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Saúde

Dando prosseguimento às atividades comemorativas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fará a palestra “Atenção a Vítimas de Violência Sexual”, na UPA do Jaraguá, no próximo domingo (12), das 8h às 14h. Na oportunidade, as mulheres a partir dos 12 anos serão atendidas com serviços de consultas e orientações, que serão ofertadas por profissionais da enfermagem, nutrição, dermatologia, citologia, fisioterapia, massoterapia, mamografia, bem como haverá entrega de brindes.

A Sesau ainda levará estes mesmos serviços realizados na UPA de Jaraguá para os hospitais regionais do estado. A primeira unidade que contemplará as mulheres com as ações será o Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, nos dias 15 e 16. E em seguida, será a vez do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, nos dias 22 e 23. As ações da secretaria voltadas para o Dia da Mulher se encerram no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, nos dias 29 e 30.

Segurança Pública

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Segurança Pública promoverá palestra sobre prevenção à violência contra a mulher, na sala de espera do Hospital da Criança, no Jacintinho. E na próxima sexta-feira (10), a SSP realiza a segunda série de palestras em escolas da rede estadual de ensino, iniciadas no último dia 3. Além dessas ações, a SSP promove atividades ao longo do mês dedicado às mulheres como a capacitação dos profissionais da secretaria sobre protocolos de atendimento humanizado a mulheres em situação de violência.
Vale destacar ainda que a SSP, através da Comissão Mulher Segura, reuniu-se com representantes da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), para debater ações de combate à violência contra a mulher em todo o território alagoano. Mesmo com as ações mais específicas para esta data, a SSP tem dado atenção às mulheres em todos os dias do ano. Isso porque, desde o início da gestão a prioridade é investir em políticas públicas voltadas ao público feminino.

Para se ter ideia, em poucos meses à frente do Governo de Alagoas, Paulo inaugurou a primeira Delegacia Especializada da Mulher, que funciona 24 horas, e ainda conseguiu o melhor mês da série histórica com zero feminicídio, em agosto do ano passado.

Desenvolvimento Social

As comemorações seguem com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) oferecendo um almoço para 800 mulheres do CADÚnico, marcação para mamografia, corte de cabelo e maquiagem. A ação acontecerá neste 8 de março no Restaurante Popular do Rei Pelé, a partir das 12h.

Direitos Humanos 

A Semudh aproveitou o momento para alertar responsáveis sobre o crescimento do consumo de conteúdos machistas na internet denominado de “Red Pill”, grupos de homens atacam mulheres de forma agressiva nas redes sociais, em podcasts e programas de entrevista. Além disso, a Semudh junto a Sesau e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim) lançaram a campanha “Deixe Ela Quieta!” contra o assédio e a importunação sexual às mulheres, durante a festa de Momo.

Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) realizará nesta quarta-feira (8), a abertura da Exposição sobre a Mulher, na Biblioteca Pública Estadual. O evento seguirá até o próximo dia 31. E no dia 23, a SECULT fará a entrega de doações para o projeto Mulher se Ama, Mulher se Cuida – com Dança do Amor, e ainda realizará uma homenagem às escritoras alagoanas, que fazem parte do programa Mulheres que escrevem Alagoas.

Ciência e Tecnologia

Ainda nesta mesma data, a Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação SECTI promoverá o Code like a Girl, no laboratório da Oxetech. O evento se trata de minicursos de lógica de programação para meninas do Ensino Médio.

Pessoa com Deficiência

Já a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) fará uma visita à Casa para Velhice Luiza de Marilac, no bairro da Santa Amélia, a partir das 15h, e irá oferecer lanche para as mulheres idosas da instituição. No próximo dia 30, a SECDEF fará exposição de fotos de mulheres com deficiência e um breve relato de suas histórias, no Maceió Shopping.

Além disso, promoverá o 1° Encontro Alagoano de Mulheres com Deficiência no próximo dia 30 como parte das atividades do mês dedicado à mulher. O evento será realizado no auditório do Palácio República dos Palmares, no Centro, das 9h às 11h, contará com a presença da primeira dama Marina Dantas.

Ressocialização

As custodiadas da unidade prisional feminina do Presídio Santa Luzia também foram homenageadas pelo Governo do Estado com a exibição de vídeos, lanche, realização de palestras e promoção de zumba, nesta quarta-feira (7).

Agricultura

As agricultoras da comunidade quilombola Muquém, de União dos Palmares, receberão dez kits de irrigação da SEAGRI, no próximo dia 14. E nesta quarta-feira mulheres agricultoras serão recebidas para um almoço no Palácio Floriano Peixoto.

Esporte

E teve até um dia especialmente dedicado às mulheres no estádio Rei Pelé, durante o Clássico das Multidões, disputado no último sábado (4), em partida do CSA válida pela Copa do Nordeste. A inciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEJAJ), foi intitulada “Lugar de Mulher é no Rei Pelé”. A ideia foi incentivar a presença das mulheres nas praças esportivas do estado. A iniciativa será repetida no próximo sábado, durante o jogo do CRB contra o Coruripe, pelo Campeonato Alagoano.
Desenvolvimento

Já no próximo dia 15, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS) promoverá uma sessão de cinema no Maceió Shopping. Serão exibidos depoimentos de macro e microempresárias, artesãs e da secretária Caroline Balbino, bem como será feita a exibição do filme: “Estrelas Além do Tempo” que retrata as dificuldades e anseios de mulheres que lutam pelo seu papel de protagonismo. E após a exibição do filme: Momento “Be To Be”, haverá um espaço para as convidadas debaterem sobre sua vivência, seus projetos e interagirem entre si trocando experiências. As convidadas também vão conhecer a loja do Alagoas Feita a Mão, para descobrirem um pouco da história e talento dos nossos artesãos.

Deixe o seu comentário