23/03/2022 9h03

Investimentos privados impulsionam atividades econômicas no Estado de Alagoas

Varejo e indústria tiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 25%

Balanço conjuntural mostra crescimento da economia alagoana

 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) lança, nesta sexta-feira (16), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas. O balanço constatou que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria tiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 25% no mês de fevereiro, comparando com o mesmo mês no ano anterior.

A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos neste período de fevereiro/2022, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas no período da pandemia, na economia do Estado e como esta vem se comportando diante deste cenário.

Atacado

O setor atacadista teve aumento de 19% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de material de construção (42%), combustíveis (35%), bebidas (35%), atacadista de alimentos (16%) e atacadista diversificado (5%), representando 75% dos valores totais emitidos.

Varejo

O Varejo apresentou crescimento de 21% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (65%), combustíveis e comércio de veículos (29%), hipermercados e supermercados (27%) e medicamentos (8%). Esses segmentos representam 64% dos valores totais emitidos.

Observou-se que algumas atividades tiveram um crescimento representativo em termos percentuais, tais como frigoríficos e peixarias (102%), produtos químicos (31%), calçados (41%), entre outros. Essas atividades somadas representam 3% dos valores totais emitidos.

Além disso, houve um aumento gradativo em termos percentuais nas atividades econômicas, havendo um retorno ao funcionamento destas, obedecendo aos decretos estaduais emitidos, objetivando o controle da pandemia da COVID-19 em Alagoas.

Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 34% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a extração mineral (1232%). O Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), incentivou as operações de extração de cobre no segundo semestre de 2021.

A fabricação de petróleo e gás foi alavancada pelo início das operações das novas concessões do Polo Alagoas, apresentando um crescimento de 178%.

Os números crescentes se mantêm na fabricação de cloro e álcalis (147%), produtos químicos (106%), resinas (30%) e fabricação de açúcar (4%), representando um total de 70% dos valores de emissões de notas fiscais no período. As atividades que tiveram resultados negativos foram moagem de alimentos (-32%) e fabricação de álcool (-29%), representando 6% do total de emissões no período.

TAGS:

Deixe o seu comentário