15/02/2022 14h03

Crédito do Banco do Nordeste para hospitais e clínicas de saúde de Alagoas cresce 55%

Crédito do Banco do Nordeste para hospitais e clínicas de saúde de Alagoas cresce 55%

Clínicas de Saúde se expandem com novos investimentos

 

As empresas da área de saúde de Alagoas contrataram mais crédito com o Banco do Nordeste, em 2021. O valor, R$ 28 milhões, representa 55% de incremento em relação ao financiado com o segmento no ano anterior. Desde o início da pandemia de covid-19, os recursos destinados a hospitais, clínicas, indústrias e outros empreendimentos privados que oferecem serviços de saúde no estado estão em alta. Somando-se os financiamentos nos dois anos da crise sanitária, chega-se a R$ 46 milhões em cerca de 170 transações.

Para o superintendente Estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, o valor é significativo e contribui para a ampliação da oferta de serviços e modernização dos equipamentos, em especial, do maquinário utilizado nos diagnósticos por imagem. “Sempre apoiamos as empresas de saúde, no âmbito dos programas de crédito voltados ao setor de serviços, porém, diante da pandemia, o Banco disponibilizou, a partir de janeiro de 2021, uma linha específica para o segmento, o FNE Saúde Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com boa aceitação pelos empresários do ramo. Os contratos do ano passado realizados com essa linha, em Alagoas, já representaram 43% de todo o crédito destinado às empresas da área”, ressalta. Para 2022, o FNE manterá recursos disponíveis para investimentos em construção ou melhoria de estruturas e instalações, lançamento de produtos, modernização de equipamentos e processos relacionados com as atividades ligadas à saúde.

Do total contratado em 2021, no estado, a principal destinação do crédito (52%) foi para aquisição de maquinário de alta tecnologia para execução de exames, a exemplo dos de diagnóstico por imagem, e de veículos, como UTIs móveis.

A interiorização desses recursos também chamou a atenção na análise dos dados disponibilizados pela instituição. Em 2020, as contratações realizadas com empresas da capital respondiam por 77% do total do segmento. Já no ano passado, esse percentual reduziu para 62,5%, evidenciando maior distribuição do crédito destinado a empreendimentos do interior alagoano. Em 2021, os municípios que mais contrataram financiamentos do gênero foram, além de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Coruripe.

Considerando-se ainda o porte dessas empresas, em 2021, mais da metade dos valores contratados (53,5%) foram destinados a micro e pequenas empresas do setor de saúde alagoano.

Deixe o seu comentário