18/08/2021 21h55

Ouvidoria do SUS Maceió poderá ser a primeira a ganhar o selo de Acreditação Institucional

Avaliadores do processo de Acreditação Institucional do Brasil estão na capital alagoana

 

Ouvidora do SUS Maceió, Josiane Moreira, desenvolve trabalho que é referência para o País

A Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita dos avaliadores externos do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS do Brasil. O encontro aconteceu após o processo de avaliação documental dos relatórios enviados pela Ouvidoria. A visita continuará na próxima quinta (19) e sexta-feira (20).

Além de conhecer e avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da Ouvidoria, a equipe de avaliadores trocaram conhecimentos e experiências de trabalho. Após o processo de análise e aprovação documental dos relatórios, a Ouvidoria do SUS de Maceió poderá ser a primeira Ouvidoria a ganhar o selo de Acreditação Institucional no Brasil.

“Para nós, que fazemos parte da Ouvidoria, esse momento representa uma grande conquista. Fico muito feliz em ver que somos referência no Brasil. Isso é resultado do compromisso que os nossos profissionais têm em oferecer um serviço de excelência e qualidade para os usuários do SUS”, afirma a ouvidora do SUS, Josiene Moreira.

Segundo a técnica em Ouvidoria, Ana Clara Parizio, o relatório proporcionou um olhar diferenciado sobre a Ouvidoria. “Participar do processo de Acreditação Institucional foi um grande desafio. Mas é necessário passar pelo processo para colher frutos no final. Por meio do relatório de autoavaliação tivemos um olhar mais amplo sobre o trabalho da Ouvidoria aqui na SMS. E agora a nossa expectativa, após esse desafio, é termos o selo de reconhecimento ao final da Acreditação”, comenta.

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fernando Bessa, esteve presente no encontro e ressalta o propósito do relatório de autoavaliação entre as ouvidorias do Brasil. “A ideia do não é comparar ouvidorias, mas sim de horizontalidade, pois todas elas têm a sua importância. A partir dessa visita, os avaliadores irão produzir um relatório de avaliação externa que será enviado para o Comitê Acreditor. Posteriormente, será estabelecido se determinada ouvidoria receberá o selo de Acreditação ou não”, explica.

Para o avaliador externo Paulino Fantone, o momento foi de compartilhar conhecimento e ver, na prática, o que foi mencionado no relatório de autoavaliação da Ouvidoria. “Foi um aprendizado mútuo. Conseguimos enxergar na prática as questões que foram colocadas no relatório de autoavaliação e pudemos contribuir para o caminho de qualidade que a Ouvidoria do SUS de Maceió vem trilhando. Da mesma forma, ela também contribuiu para o nosso aprendizado”, enfatiza.

Reconhecimento

A Ouvidoria do SUS de Maceió foi selecionada pelo Ministério da Saúde como uma das sete ouvidorias do país – na esfera municipal – para participar do processo de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS, que visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade e que seja referência em desempenho e resolutividade.

Essa iniciativa, além de contar a coordenação e orientação de pesquisadores da área de educação da Fiocruz, é demandada pelo Ministério da Saúde através de sua Diretoria de Integridade (Dinteg) e é operacionalizada pela Coordenação Geral de Ouvidorias do SUS – CGOUV.

TAGS:

Deixe o seu comentário