24/08/2021 9h37

Alagoas é pioneiro na criação de uma rede de cuidados de AVC no Brasil

Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira (23), pelo Governo de Alagoas, no Hospital Metropolitano, em Maceió

  
Governador Renan Filho investe na ampliação e na melhoria dos serviços de Saúde

Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira (23), pelo Governo de Alagoas, no Hospital Metropolitano, em Maceió. Com o “AVC dá Sinais”, os alagoanos passarão a contar, de imediato, com quatro hospitais especializados e, até novembro, com dez unidades preparadas para atender os casos da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS). A iniciativa é pioneira em todo o país tornando Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o problema.

Só no ano passado foram identificados 2.370 casos no Hospital Geral do Estado (HGE), que até então era a única unidade hospitalar de Alagoas a tratar esses pacientes. Agora, os hospitais Metropolitano, Regional da Mata, em União dos Palmares, e Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, também são referência na assistência aos acometidos por AVC. Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estão capacitados para receber os pacientes como porta de entrada. Segundo o governador Renan Filho, a intenção é possibilitar o acesso de todos os alagoanos ao tratamento, com qualidade e agilidade.

“Antes do nosso governo não existia tratamento de AVC na rede pública de Alagoas e nós implantamos no HGE, salvando muitas vidas. Agora estamos ampliando a capilaridade do sistema, numa rede 100% conectada para que o cidadão seja atendido na hora da ocorrência. Esse é um programa inovador no Estado e que utiliza nossa nova rede de hospitais”, disse o governador.

Para dar início ao programa “AVC dá Sinais” os hospitais de referência foram equipados com tomógrafos e os profissionais foram capacitados para identificar os primeiros sinais e tratar os pacientes com a maior rapidez possível. Isso porque o tempo é fundamental para tratar a doença. Quanto mais rápida a identificação do AVC e a intervenção correta da equipe médica, maiores são as chances de evitar sequelas e óbitos.

TAGS:

Deixe o seu comentário