21/06/2021 10h59

Governo e Casal inauguram adutora que vai dobrar fornecimento de água em Jaramataia

Evento contemplou série de entregas neste domingo (20) durante comemoração da Emancipação Política do município

Governador inaugura obras no Sertão

A água nas torneiras dos cerca de 5.600 moradores de Jaramataia vai chegar com mais força, mais frequência e qualidade a partir da operação na nova adutora Batalha – Jaramataia, inaugurada pelo Governo do Estado e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), neste domingo (20).

 A nova tubulação sai da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) de Batalha e percorre uma extensão de 17 quilômetros até chegar ao reservatório da zona urbana de Jaramataia. A partir dele, a água segue até as redes de distribuição da cidade, atingindo uma vazão de 50 metros cúbicos por hora. O governador Renan Filho lembrou que “há 15 anos o reservatório da cidade estava pronto, mas a água era tão fraca que não conseguia chegar. Por causa disso, os canos já estavam ressecados. Mas agora, com essa obra, a água chegou nas torneiras de Jaramataia e estou muito feliz por poder realizar esse sonho para as pessoas”.
O vice-presidente de gestão operacional da Casal, Humberto Carvalho, explicou que com a adutora vai ser possível dobrar o abastecimento para a população da cidade. ”Nós fizemos aqui a duplicação de uma adutora antiga que não conseguia atender a população adequadamente. A escala de revezamento era muito longa porque a água só chegava na área urbana depois de passar por toda a zona rural. Agora, estamos inaugurando uma adutora exclusiva que traz a água de Batalha direto pra cá, e que vai permitir que  as pessoas que antes tinham água por dois dias na semana, tenham por pelo menos quatro dias por semana”, disse.
A obra da adutora Batalha – Jaramataia foi executada com recursos próprios da Casal no valor de R$ 3.003.632,51 e vai impactar atividades domésticas, de comércio e prestação de serviço dos moradores da cidade. Gente como Manoel Nascimento, que é morador da zona rural e precisava carregar dez baldes d’água todos os dias para suprimento das necessidades da família.
“Isso vai melhorar demais a nossa vida. Passamos o dia com dez baldes, mas acredito que agora vamos ter água nas torneiras”, comemorou.
Além da comunidade Campo Alegre, onde o Manoel mora com a família, a regularidade no fornecimento vai contemplar brevemente as comunidades rurais de Fazenda Nova, Pedreiras, Altão, Cágados, São Pedro I e II e adjacências. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Maurício Quintella, essas obras fazem parte de um cronograma de ampliação e melhorias do Sistema Adutor da região.
“Essa obra é esperada há muito tempo e o problema de abastecimento da cidade. Mas ela é só uma parte do que estamos fazendo. As obras do sistema adutor da Bacia Leiteira estão andando a passos largos e em agosto vamos concluir os reservatórios e resolver definitivamente esse problema na região”, assegurou.
TAGS:

Deixe o seu comentário