03/06/2020 11h09

Alagoano compõe lista tríplice para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Educação

Mario Cesar Jucá é pós-doutor em Educação e atual presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas

Mario Cesar Jucá é graduado em Química, mestre e doutor em Educação, pós-doutor em Gestão Pública e Educação

O alagoano Mario Cesar Jucá, 62, natural de Maceió, compõe a lista tríplice ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a vaga da Câmara de Educação Básica, conforme ofício encaminhado pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, nos termos da Portaria MEC nº 492, de 21 de maio de 2020. O documento relaciona as indicações dos nomes a serem considerados para a escolha e a nomeação dos membros do CNE. Pós-doutor em Educação, Jucá é o atual presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas e apresenta vasta experiência em gestão educacional.

O CNE é um órgão colegiado integrante do Ministério da Educação (MEC), criado no ano de 1995, e responsável por colaborar e formular políticas educacionais a nível federal, bem como exercer função de assessoramento, deliberação e normatização das ações do MEC. Dentre as principais missões do colegiado, composto por 24 pessoas, está a elaboração do Plano Nacional de Educação (que define as metas para o setor) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – que estabelece o currículo mínimo obrigatório em cada série.

Para Jucá, integrar o CNE é mais uma possibilidade de contribuir para o avanço da educação em Alagoas e na região Nordeste. “No conselho, participaremos da construção dos instrumentos legais para a condução da educação nacional, com foco na nossa região, que sofre com índices alarmantes, neste segmento”, destaca ele.

Mario Cesar Jucá 

Ele é graduado em Química, mestre e doutor em Educação, pós-doutor em Gestão Pública e Educação, presidente eleito do Conselho Estadual de Educação de Alagoas e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Estado, consultor educacional e professor. Mario Cesar Jucá foi diretor da Escola Técnica no período em que a instituição foi transformada no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-AL). “Na época, trabalhamos arduamente e conseguimos sair do 16º para o 2º lugar nacional em qualidade de ensino, pela avaliação do MEC”, orgulha-se ele.

Após o mestrado e o doutorado, Jucá se dedicou ao projeto de construção de uma instituição de ensino privado. Assim, em 2002, surgiu o Centro de Educação Tecnológica, posteriormente transformado na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), que passou a ofertar, também cursos de bacharelado. No mesmo período, ele fez dois pós-doutorados em Lisboa, até ser contratado por três universidades portuguesas como professor visitante. “A educação é o único instrumento de transformação de vidas”, destaca ele, atual reitor do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ (antiga FAT que, recentemente, evoluiu para centro universitário).

TAGS:

Deixe o seu comentário