07/01/2020 0h24

Iniciativas para modernizar a gestão pública resultam em eficiência e economia para Alagoas

Ações implementadas pela Seplag em 2019 proporcionam uma gestão pública cada vez mais célere e sustentável em seus procedimentos

Sistema Eletrônico de Informações tem trazido mais dinamicidade e eficiência na tramitação de processos do Estado

 

Dar apoio e fomentar iniciativas que subsidiem o processo de desenvolvimento de Alagoas é um dos principais objetivos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). E foi justamente isso o que a pasta seguiu fazendo no ano de 2019. Mesmo em meio a um panorama nacional de mudanças políticas e econômicas, a Secretaria conseguiu efetivar diversas ações significativas para a melhoria da vida dos alagoanos.

Um dos principais resultados nesse contexto é que o estado subiu duas posições na 8ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados. Destacando-se pelas iniciativas inovadoras, Alagoas passou do 16º para o 14º lugar no levantamento que é elaborado pelo Centro Liderança Pública (CLP).

“O Ranking do CLP é reflexo do empenho que tem sido colocado em cada ação desenvolvida na máquina pública alagoana. Nós, da Seplag, temos acompanhado o levantamento e passamos, também, a fazer uso dele como instrumento de monitoramento e avaliação da gestão. É mais uma forma de priorizar os projetos que vão trazer resultados a curto e médio prazo para o estado, com o nível de recursos com quais contamos hoje”, explica o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

E quando o assunto é planejamento, o Plano Plurianual (PPA), que estabelece as metas para os próximos quatro anos de exercício do governo, também não poderia passar por 2019 sem trazer novidades. É que, neste ano, o PPA passou a estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que traçam um plano de ação para áreas consideradas cruciais à humanidade e ao planeta.

“Além disso, o documento também passou a adotar indicadores socioeconômicos que devem facilitar a avaliação do impacto das ações do governo daqui para frente. O intuito, com esse panorama de ações, é fazer com que Alagoas se desenvolva de forma sustentável, atendendo às demandas de quem mais precisa”, complementa o secretário.

Mais economia para o Estado

Para que esse desenvolvimento se dê da forma mais assertiva possível, entretanto, é preciso que a máquina pública comece por ter cada vez mais qualidade do gasto em seus processos e procedimentos. Quando se fala em economia, um dos projetos que se fortaleceu nesse ano e que já vêm dando resultados é o da revitalização do Centro de Maceió.

Deixe o seu comentário