15/12/2019 8h36

UPA do Tabuleiro do Martins abre as portas para a população neste domingo

Unidade de Pronto Atendimento Galba Novaes de Castro foi entregue pelo governador Renan Filho e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres

Governador entrega UPA aos moradores do Tabuleiro dos Martins

Inaugurada neste sábado (14), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Galba Novaes de Castro abre as portas para atender a população a partir das 7 horas deste domingo (15). O equipamento de saúde do porte 3 (o mais amplo) foi entregue pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante solenidade que reuniu moradores do Tabuleiro do Martins, secretários estaduais e diversas outras autoridades.

Renan Filho recordou que a UPA do Tabuleiro do Martins é a quarta Unidade de Pronto Atendimento entregue pelo Governo do Estado só na capital alagoana e que, no primeiro semestre do próximo ano, serão construídas mais duas, uma na Chã da Jaqueira e outra na parte baixa da cidade.

Ele explicou que a Unidade de Pronto Atendimento é a porta de entrada do sistema público de saúde, fundamental para estruturação deste. “A UPA ajuda e muito a desafogar o HGE (Hospital Geral do Estado). Só para você ter uma noção: o HGE atende 600 pessoas por dia, das quais 300, aproximadamente, são de urgência, ou seja, pessoas que não deveriam estar lá, porque é um hospital de alta complexidade – que trata de coisas mais graves – mas as pessoas acabam indo pra lá porque antes não tinham onde ser atendidas. Agora, só nessa UPA aqui, vamos poder atender mais gente do que o HGE atende em urgência”, comparou.

Com investimento de R$ 5,1 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, a UPA Galba Novaes de Castro vai beneficiar uma população de aproximadamente 243 mil pessoas dos bairros do Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Clima Bom, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene, além dos municípios próximos, como Rio Largo, Santa Luzia, Pilar e Satuba.

Renan Filho informou que até o quinto mês de funcionamento, o Governo do Estado vai arcar com o custeio do equipamento, enquanto busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que repassará cerca de meio milhão por mês para o funcionamento da UPA.

“Com essa rede de urgência organizada, a gente desafoga o HGE, mas tem sido muito sobrecarregado nos últimos anos. Então, a ideia é que a gente amplie o número de UPAS para que o cidadão tenha um serviço de urgência cada vez mais próximo da sua casa”, acrescentou o secretário Alexandre Ayres.

A UPA do tipo 3 é dotada de 19 leitos, sendo 15 de observação e 4 de urgência. Conta com especialidades como pediatria, clínica-geral, ortopedia e odontologia. Dentre os serviços ofertados constam: classificação de risco, sala de nebulização, seis consultórios médicos, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. O funcionamento é 24 horas e a Unidade tem capacidade para atender até 350 pessoas por dia.

Renan Filho disse que o nome da UPA do Tabuleiro é uma homenagem ao falecido vereador Galba Novaes de Castro, pai do deputado estadual Galba Novaes, que prestigiou a solenidade, acompanhado de familiares. O governador agradeceu ao deputado estadual que cedeu, durante um ano e meio, o Instituto Galba Novaes de Castro para que fosse instalado o Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand, demolido para a construção da UPA.

TAGS:

Deixe o seu comentário