22/12/2019 16h32

Renan Filho inaugura ETA e garante mais água para Palmeira dos Índios

Investimento de quase R$ 4 milhões garantiu reforma, modernização e ampliação da unidade; povoado recebeu água encanada pela primeira vez

Governador Renan Filho, secretários e diretoria da Casal entregam ETA e garantem água para povoado de Lagoa do Caldeirão

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (20), a reforma, modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios, que atende mais de 70 mil pessoas na cidade e também na zona rural, além do sistema de abastecimento do povoado Lagoa do Caldeirão, que há 45 anos esperava por água encanada.

“A modernização da Estação de Tratamento aumenta a oferta e melhora a qualidade da água oferecida à população de Palmeira dos Índios”, afirmou o governador Renan Filho, destacando as melhorias feitas nos últimos anos no abastecimento da cidade, uma das mais populosas do interior do estado.

“Já viabilizamos obras em vários povoados da zona rural para levar água a essas localidades, além dos investimentos feitos na cidade. Há cerca de dois anos, Palmeira viveu uma forte crise hídrica e a Casal fez investimentos vultosos numa nova ETA, que hoje está dobrando de capacidade”, recordou.

Antes das obras, que foram efetuadas com recursos próprios da Casal e do Governo do Estado, a ETA tratava e distribuía cerca de 200 metros cúbicos por hora, ou seja, 200 mil litros a cada hora. Agora, ela trata e fornece 400 metros cúbicos por hora, portanto, teve sua produção duplicada.

“Isso garante segurança hídrica à população, pois já investimos na unidade de modo que ela atenda bem à população atual e também a um possível aumento populacional”, destacou o presidente da Companhia, Clécio Falcão. “A Casal hoje tem condições de fazer os investimentos que a população precisa e conta com apoio do governador Renan Filho para isso”, acrescentou.

A unidade de tratamento recebe água de dois mananciais que ficam na zona rural de Quebrangulo, município vizinho a Palmeira dos Índios: as barragens Caçamba e Carangueja. Com a reforma, além de fazer floculação, decantação, filtração e dosagem de produtos químicos, a ETA tem oito células de floculação e decantadores em sistema modular. Os filtros passaram de simples para duplo, enquanto o lodo é reaproveitado e a água reutilizada em uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL), atendendo totalmente à legislação ambiental.

TAGS:

Deixe o seu comentário