12/11/2019 15h00

Renan Filho inaugura acesso à Serra da Barriga nesta quinta-feira

Com acesso de 7,4 quilômetros pavimentados, palco histórico da luta de resistência negra vai contar com mais estrutura para receber os visitantes

Pavimentação do acesso da Serra da Barriga fortalece cultura e impulsiona o turismo

Nesta quinta-feira (14), o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguram o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, cenário de uma das maiores histórias de resistência à escravidão do mundo. O acesso, de 7,4 quilômetros, recebeu serviços de pavimentação asfáltica e de paralelepípedo, construção de sarjetas e passeios, além da instalação de pórticos e sinalização horizontal e vertical. A solenidade acontecerá na Serra da Barriga, às 9 horas.

A obra contou com um investimento de R$ 8,4 milhões oriundos do governo estadual. O trecho, agora pavimentado, proporcionará desenvolvimento turístico para a região, facilitando o acesso ao local que, desde 2017, recebeu o certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul. A Serra da Barriga abriga o único parque temático voltado à cultura negra do Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe mais de dez mil visitantes durante todo o mês de novembro, quando é comemorada a Consciência Negra, e as celebrações são intensificadas em homenagem à morte do líder Zumbi.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado Transporte e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do programa Pró-Estrada, que contempla mais de 90 municípios alagoanos com a implantação e recuperação de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas.

SERVIÇO

Inauguração do acesso à Serra da Barriga

Local: Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Data: 14 de novembro de 2019.

Hora: 9 horas.

Deixe o seu comentário