20/06/2019 12h30

Estado convoca municípios para adesão ao Mapa do Turismo 2019

Prazo para envio da documentação se encerra no próximo dia 30

Cidade de Piranhas está cada vez mais no centro da atenção das operadoras de turismo

Texto de Thiago Tarelli

Foto de Kaio Fragoso

O prazo para formalização dos documentos e procedimentos requisitados pelo Ministério do Turismo (MTur) para que os municípios alagoanos componham o Mapa do Turismo Brasileiro de 2019 se encerra no próximo dia 30 de junho. Os representantes municipais devem encaminhar toda a documentação até esta data para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), de forma presencial ou por e-mail.

A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade. Sandra Villanova, turismóloga e assessora especial da Sedetur, ressalta a importância em atender às exigências e prazos para inclusão.

“O Estado tem trabalhado com afinco para sensibilizar o trade e os gestores municipais da importância de cumprirem os prazos e determinações do Ministério do Turismo. É essencial que as cidades de potencial turístico, que ainda não tenham atendido a estas solicitações, busquem se adequar e garantir sua presença no Mapa. Estamos em campo esclarecendo todas as dúvidas, atendendo aos representantes que nos procuram na secretaria e nos colocamos à disposição para qualquer apoio”, ressalta Sandra Villanova.

Exigências

De acordo com a portaria nº 192 de 27 de dezembro de 2018, o Ministério do Turismo estabeleceu que os critérios para inclusão dos municípios brasileiros no novo Mapa do Turismo 2019 são: a criação e/ou manutenção de um Conselho Municipal de Turismo; possuir órgão ou responsável pelo setor; participar de uma instância governamental formada por gestores públicos e privados; comprovar a existência de dotação orçamentária para o segmento; certificação de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur nas atividades obrigatórias e Termo de Compromisso assinado pelo gestor do município ou da pasta direcionado ao turismo.

O envio da documentação por e-mail deve ser direcionado ao endereço eletrônico danilopalencar@gmail.com, até às 00h do próximo dia dia 30 de junho. Para esclarecimentos e eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do telefone  (82) 3315-1888.

TAGS:

Deixe o seu comentário