05/04/2019 13h20

Sala de Alerta reforça monitoramento do Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Quatro bolsistas e novo geólogo começam a atuar no acompanhamento das condições climáticas da região

Sala de Alerta da Semarh é responsável pelo monitoramento climático e geológico dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange

 

A Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) receberá o reforço de quatro bolsistas que deverão atuar no monitoramento climático e geológico dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As bolsas foram outorgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), com início previsto para este mês de abril.

A novidade se dá por conta de adição de um geólogo à equipe. Wilton Rocha tem doutorado em geociência, com ênfase em Hidrogeologia e Meio Ambiente. Ele ingressa na Sala de Alerta especialmente devido aos eventos recentes nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange.

A Semarh já trabalha em parceria com a Defesa Civil Estadual, monitorando dados de previsão do tempo, imagens de satélite e dados hídricos, envolvendo, por exemplo, barragens e lençóis de água.

Wilton Rocha prevê ações como análises das águas subterrâneas do Pinheiro e atuação em casos de cheias, inundações e outros possíveis eventos de grande consequência, nos quais a expertise da Geologia soma-se aos meteorologistas da sala de monitoramento.

As bolsas outorgadas pela Fapeal à Sala de Alerta da Semarh têm seis meses de vigência.

Deixe o seu comentário