08/02/2019 21h36

CPRM vai aprofundar estudos e medições até 1.500 metros no bairro do Pinheiro

Objetivo é descobrir se as fissuras na superfície que apresentam correlação até 80 metros, ultrapassam a camada de sal.

Dinário Lemos, da Defesa Civil Municipal, e Thales Sampaio, geólogo da CPRM, durante coletiva à imprensa

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) irá avançar mais os estudos no bairro do Pinheiro nos próximos dias aprofundando a medição  do subsolo de 100 para 1.500 metros. O objetivo é descobrir se as fissuras na superfície que apresentam correlação até 80 metros, ultrapassam a camada de sal.

Em coletiva à imprensa nesta tarde de sexta-feira, na Prefeitura Municipal de Maceió, o geólogo da CPRM, Thales Sampaio, que coordena a pesquisa e o trabalho em campo em Maceió, disse ser preciso examinar com detalhes para descobrir as causas das fissuras e do afundamento de solo no bairro. “E vamos conseguir pois o Governo Federal está dando apoio total com o fornecimento de equipamentos ultramodernos e a participação de especialistas das diversas áreas da Geociência”, disse, antecipando “inclusive, que virão técnicos americanos para a capital alagoana com a missão de ajudar-nos nessa difícil tarefa”.

Sampaio disse ainda que a população residente no Pinheiro receberá quando concluído os trabalhos todas as informações pertinentes ao solo e o que pode está ocorrendo. “Não vamos sair da capital alagoana, enquanto não se chegar à causa dessas falhas no bairro. Os moradores podem ficar cientes disso. É compromisso dos governos”.

Enquanto não se chega à conclusão do resultado das análises, o geólogo da CPRM apontou hipóteses para os acontecimentos:

- exploração de água subterrânea

- existência de cavernas no subsolo (resta saber a profundidade);

- cavidades no subsolo;

- estrutura geológica do continente constituída de petróleo e sal;

- estrutura rúpteis possivelmente reativadas que ocasionam pequenos abalos sismícos, a exemplo do que ocorreu em 03 de março de 2018 atingindo a escala Ritcher 2,4.

Hoje, o monitoramento do solo está sendo acompanhado pela rede sismográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

PLANO DE EVACUAÇÃO

Assim, como as Defesas Municipal e Estadual, a CPRM sugere a todos moradores participarem do plano de evacuação no próximo sábado, dia 16, das 15h às 16h.

A CPRM  também recomenda por preocupação os moradores das áreas vermelha, laranja e amarela saírem dos imóveis por um período de seis meses – a estação de inverno. Depois, poderão retornar.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário