28/02/2019 8h41

Bancada federal de Alagoas vai ao Ministério do Desenvolvimento Regional saber das ações para o Pinheiro

Governo federal informou que o governo já liberou R$ 2,9 milhões de recursos do aluguel social a serem destinados às famílias que têm que abandonar suas casas

Bancada federal em reunião liderada pelo senador Rodrigo Cunha

A pedido do senador Rodrigo Cunha, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, tratou na última tarde desta terça-feira da grave situação do bairro do Pinheiro. Canuto já tinha conhecimento do problema, e disse que buscar soluções para as famílias que moram na região é ação prioritária para o ministério. Também participaram da reunião a Defesa Civil Nacional e os deputados Tereza Nelma, Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões.

Segundo o Secretário Nacional de Proteção da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, atualmente o bairro do Pinheiro é o problema “número um” da Defesa Civil Nacional. Para ele, a situação é grave, e o mais urgente, neste momento, é retirar todas as famílias da zona vermelha.

O coronel está em contato com a defesa civil local prestando apoio, e ressaltou que em momentos de crise é crucial dar informações de forma transparente, ágil e organizada para as famílias que sofrem com a indefinição sobre o seu futuro.

O senador Rodrigo Cunha pediu que o governo mude a atual legislação para criar um instrumento jurídico que garanta às pessoas afetadas pelo colapso do bairro o direito de sacar o FGTS.

“As pessoas que estão lá precisam de um abraço coletivo de todos nós”, disse Rodrigo Cunha na reunião.

O ministro informou que o governo já liberou R$ 2,9 milhões de recursos do aluguel social a serem destinados às famílias que têm que abandonar suas casas. Ele também está em contato com o Ministério de Minas e Energia para que o laudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) seja concluído o mais rapidamente possível.

Além disso, Canuto disse que irá pedir ao Banco do Nordeste a abertura de uma linha de crédito e microcrédito para micro e pequenos empreendedores, bem como uma linha de crédito habitacional junto à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil, solicitando que esses bancos priorizem os pedidos dos moradores do Pinheiro. Também será feita uma inspeção predial nos imóveis do bairro.

“Toda a mobilização feita nas últimas semanas por toda a bancada federal resultou no que eu vi hoje, que foi o Secretário Nacional da Defesa Civil dizer que a prioridade número um do país hoje, quando se trata de Defesa Civil, é o bairro do Pinheiro”, afirmou o senador Rodrigo Cunha após o encontro.

Esta foi a segunda ação do dia do senador dedicada ao bairro do Pinheiro, tema que vem recebendo toda a atenção de Rodrigo Cunha desde que assumiu o mandato de senador. Antes da reunião, ele conseguiu apoio unânime da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), a qual preside, para aprovar a realização de uma audiência pública para discutir e buscar soluções céleres para os moradores do Pinheiro.

TAGS:

Deixe o seu comentário