09/01/2019 12h01

Peixamento da Codevasf integra programação da 135ª Festa de Bom Jesus de Penedo

As águas do rio São Francisco vão se encher de vida no próximo domingo, 13 de janeiro

Peixes de diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, a exemplo da matrinchã, do curimatã pioa, do pacamã e da piaba

As águas do rio São Francisco vão se encher de vida no próximo domingo, 13 de janeiro, em mais um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação ocorre durante a 135ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O repovoamento promovido pela Codevasf já é uma tradição na festa e está programado para começar às 10h no Porto das Balsas em Penedo (AL).

Serão inseridos peixes de diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, a exemplo da matrinchã, do curimatã pioa, do pacamã e da piaba, todas produzidas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Codevasf localizado em Porto Real do Colégio (AL).

“São espécies nativas produzidas pela Codevasf para as ações de repovoamento do rio São Francisco e de rios da bacia hidrográfica com espécies ameaçadas de extinção”, explica Vinícius Dias Filho, chefe do centro integrado de Itiúba.

Em um primeiro momento, os peixes serão soltos em três trechos do rio São Francisco entre Penedo (AL) e Neópolis (SE). No segundo momento, que será realizado no porto das balsas, no centro histórico da cidade, haverá a participação da população que poderá contribuir com o repovoamento soltando os peixes nativos nas águas do “Velho Chico”.

O peixamento da Codevasf integra a programação oficial 135ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, numa parceria da Companhia com a Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário