06/10/2018 8h01

Aluno busca mudar de área de atuação, e no Senac, encontra mudança de vida

Incentivo ao empreendedorismo e à inovação são diferenciais na formação do Senac

Bruno fala para o público sobre acreditar e empreender no seu negócio

Bruno dos Santos, 28, é profissional de Educação Física. E um dos planos para 2018 era mudar de área. Por isso, procurou o Senac e se matriculou no curso de Assistente Administrativo. “Ainda não sabia bem o que buscava, mas tinha certeza de que o curso do Senac iria abrir a minha visão”, conta ele que, durante uma das aulas, foi desafiado a criar uma empresa fictícia a fim de colocar em prática os ensinamentos do curso. E naquele desafio, Bruno encontrou uma oportunidade.

Ao seguir o passo a passo para a criação da empresa, ele conta que encontrou um nicho de mercado no bairro do Prado, onde mora, e resolver ir além. “Assim surgiu a Vitality – Saladas no Pote, um delivery de saladas que tem sido um sucesso entre nossos clientes, em especial, os funcionários de hospitais e o público das academias localizadas no Prado”, conta ele, que conta com a ajuda da esposa e da cunhada para a produção e entrega do produto. “Sou muito grato ao Senac  pelo incentivo e pelo norte na condução da minha vida profissional. Na instituição, encontrei muito mais do que eu buscava”, comemora ele que, em 2019, pretende fazer o curso superior de Administração.

O microempresário é um dos concluintes do curso de Assistente Administrativo, turma que, na última terça-feira (2.10), apresentou ao público, no auditório da Unidade Poço, o projeto integrador sobre o mercado de trabalho e seus desafios, seminário que marcou o encerramento do curso. Divididos em grupos, os alunos discutiram temas como empreendedorismo, inovação, e tabus socioculturais, dividindo com o público a experiência adquirida por meio de visitas técnicas realizadas em empresas alagoanas, além da apresentação de uma peça teatral dentro da qual destacaram o desenvolvimento das práticas administrativas com exemplos de atitudes sustentáveis.

Leandro Viana, 26, é graduado em Biologia e conta que decidiu fazer o curso de Assistente Administrativo para ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Segundo ele, as aulas superaram as expectativas e, em especial, o processo de planejamento, pesquisa e execução do projeto integrador despertou nele o desejo de cursar Psicologia. “Abordamos a presença feminina no mercado de trabalho e as dificuldades que elas ainda enfrentam, um tema que, junto ao que aprendi durante as aulas, acentuou o meu desejo de trabalhar com tão de pessoas e, por isso, já estou me organizando para ingressar no curso de graduação em Psicologia”, destaca.

Concluinte da graduação em Direito, Andreza Barros, 28, conta que o curso do Senac agregou conhecimentos importantes à formação acadêmica. “Na construção do projeto integrador, observamos situações problemas e apresentamos propostas de melhoria, o que nos proporcionou mais segurança para enfrentar os desafios do mundo do trabalho”, conta ela. Experiência compartilhada pelos alunos Marba Gomes, 18, e João Rosendo, 21 que, durante o seminário, apresentaram as tendências tecnológicas que exigem um novo perfil profissional. “Foi uma experiência enriquecedora que nos fez entender que precisamos estar sempre dispostos a aprender, mantendo uma postura proativa a fim de fazer a diferença”, reforça Marba. “Dividimos nossa equipe em ‘setores’ e conseguimos colocar em prática tudo o que aprendemos durante o curso. Estamos muito felizes”, complementa Rosendo.

Leila Santos, pedagoga que acompanhou a turma durante o curso, conta que, desde o início, os alunos surpreenderam pelas ideias inovadoras que apresentavam em sala. “A marca formativa empreendedorismo foi muito evidenciada nessa turma e isso fez toda a diferença”, conta ela. “Alinhamos a teoria à prática e ficamos muito felizes com o nível de profissionais que estamos entregando ao mercado de trabalho”, salienta a instrutora Laura Costa. “Eles saem do curso com outra visão de mercado e ainda mais preparados para os desafios”, finaliza a instrutora Mayjane Ferreira.

TAGS:

Deixe o seu comentário