30/08/2018 12h30

Alagoano Claudio Calheiros toma posse como diretor nacional da Mútua

Instituição de 41 anos presta auxílio aos profissionais do Crea

Engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros

A nova Diretoria Executiva da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea foi empossada durante o principal evento da área tecnológica brasileira, a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada em Maceió, AL. Com mandato de 2018 a 2021, os diretores que tomaram posse são responsáveis pela Instituição que gerencia e oferece benefícios sociais, reembolsáveis e prestações assistenciais aos profissionais da área tecnológica com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). A Mútua tem sua Diretoria Executiva formada por um diretor-presidente e um diretor para cada uma das quatro áreas estratégicas da Instituição: Tecnologia, Financeira, de Benefícios e Administrativa.

Dentre os cinco eleitos, está o engenheiro agrônomo e de Segurança do Trabalho, o alagoano Cláudio Pereira Calheiros, que assume a Diretoria de Tecnologia. Calheiros retorna à casa após ter atuado como diretor de Benefícios e presidente da Instituição (2009-2015). Sua experiência junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua também passou pela atuação como conselheiro do Crea-AL por três mandatos e como conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), de 2007 a 2009.

“Esperamos reunir as propostas de todos os diretores e unificar as atividades em um planejamento adequado, dando continuidade aos trabalhos que já estão sendo feitos. Assim, poderemos realmente desempenhar o papel que a Instituição se propõe e para a qual foi criada, que é ser o braço assistencial do Sistema. Retornar à Mútua, casa na qual fui diretor durante seis anos é um grande prazer e uma satisfação enorme. Meu retorno é o reconhecimento de um papel que foi bem desempenhado e de metas que foram vencidas, não só por mim, mas por todos os diretores executivos, regionais e colaboradores que contribuíram em minhas gestões.”

Por ocasião da posse, assumiram, também, o engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (SP), reconduzido ao segundo mandato como presidente; o engenheiro civil Jorge Silveira (SE), também reconduzido a um segundo mandato como diretor de Benefícios; o engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Juarês Silveira Samaniego (MT); e a engenheira agrônoma Giucélia Araújo de Figueiredo (PB), diretora administrativa.

Figuram entre os objetivos gerais inseridos nos planos de trabalhos dos cinco diretores executivos o aumento do número de associados, o aperfeiçoamento da oferta dos planos de saúde, promoção de maior integração com os Creas e Confea, fomento a programas de qualificação e reinserção dos profissionais no mercado de trabalho, apoio a iniciativas que visem a melhorias dos sistemas de fiscalização e ampliação da comunicação e a divulgação da Mútua.

A Mútua

A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que tem hoje 128 mil associados, é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea, pela Resolução nº 252, de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496, de 7 de dezembro de 1977.

Seu principal objetivo é oferecer aos associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, com foco na missão de atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geógrafos, geólogos e profissionais tecnólogos dessas áreas.

 

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