01/05/2018 12h03

Nova via Eixo Quartel em Maceió será inaugurada no próximo sábado pelo governo do Estado

Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima será aberto para os maceioenses facilitando a mobilidade na capital alagoana

Operários concluindo a última etapa do novo eixo viário na capital

Da década de 60 aos dias atuais o cenário urbano de Maceió mudou drasticamente. O tráfego intenso e o grande fluxo de veículos se tornaram problemas recorrentes no cotidiano dos maceioenses. Agora, quase 60 anos depois, a Avenida Fernandes Lima ganhará um reforço importante como alternativa viária. Neste sábado (5), às 10h, o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, entregam uma das mais aguardadas obras de mobilidade urbana da capital, o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima.

O trecho possui 10 quilômetros no total, com características de um binário – vias paralelas de mão única e sentido contrário – conectando o Farol até o bairro da Gruta de Lourdes. O percurso terá início na rua Marieta Lages, na entrada da Super Pizza, e segue até a rua Abelardo Pontes Lima, que passa pelos fundos da Algás, próximo ao Wallmart – antigo supermercado Hiper Bompreço.

O Eixo é formado por ruas que já existiam e agora foram readaptadas e conectadas entre si, proporcionando mais fluidez no trajeto de quem precisa transitar entre a parte baixa e alta de Maceió. Para isso, foram realizados serviços de recapeamento em 31 ruas, além da implantação de novas vias em três áreas: por trás do Quartel (denominada por decreto Avenida Marechal Hermes Ernesto da Fonseca), em um espaço desapropriado que corta o Hospital do Açúcar e um trecho entre a rua Marieta Lages e a antiga rua Goiás.

Aliada às estratégias de melhoria de tráfego, o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima também a proposta de criar mecanismos de resgate do convívio social. Focado na promoção de lazer, práticas de esporte, qualidade de vida e prevenção a violência foi implantado o Parque Linear Dona Rosa da Fonseca, uma área de aproximadamente 600 metros com equipamentos urbanos, iluminação pública e estacionamento.

O Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima entrará em funcionamento neste sábado e toda operacionalização do percurso ficará sob responsabilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que orientará os motoristas e pedestres sobre o trajeto.

TAGS:

Deixe o seu comentário