14/05/2018 14h53

Mobilidade e mais estrutura chegam à Grota da Macaxeira

Estado tem contribuído para melhoria de vida dos alagoanos mais humildes

Governo Renan Filho tem ajudado o alagoano a viver melhor

Portas quebradas, banheiros insalubres, telhado comprometido e falta de pintura. Essa era a realidade das casas dos moradores da Grota da Macaxeira, situada no Bairro da Chã da Jaqueira. Isso deixou de existir para muitas famílias, a partir do projeto de melhorias habitacionais, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que se propõe a solucionar problemas estruturais nas residências de alagoanos em situação de alta vulnerabilidade, em Maceió. 

A ação faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), e tem o objetivo de selecionar duas mil residências para reparos de até R$ 5 mil reais em grotas da capital. 

Atualmente, estão sendo concluídas melhorias em 24 residências da comunidade. E isso tem sido motivo de alegria para a senhora Odete Santana, uma das contempladas. “Antes, quando chovia muito, minha casa ficava molhada e era ruim porque eu e minha filha, que é especial, ficávamos doentes. Eu não tinha condições de fazer reforma no telhado e agora, com a ajuda do programa, minha casa está linda. Estou muito feliz!”, destacou a moradora. 

O mesmo acontece com a Dona Sandra Maria, que teve a fachada da casa, portas, janelas, coberta e banheiro renovados. “A gente nem quer mais se lembrar de como era tudo antes. Agradeço muito a ajuda do Governo de Alagoas até aqui. O resto a gente consegue com nosso esforço. Agora a nossa vida é outra”, enfatizou a dona de casa. 

Heleno Manoel foi outro contemplado com as melhorias. Entre as pequenas reformas feitas, ele se orgulha do chuveiro elétrico que foi instalado em sua residência. “Agora dá mais gosto na hora de tomar banho. Nos dias de chuva, a gente pode se esquentar no chuveiro”, diz o morador. 

A superintendente estadual de Habitação, Lorena Coimbra, esclarece que os reparos são feitos nas casas que mais precisam, com base em levantamentos técnicos realizados pela Seinfra. “Muitos moradores dão preferência à reparos nos telhados, que muitas vezes estão carentes na estrutura e nos dias de chuva não suportam conter a água, que desce por toda a casa. Além disso, banheiros, reboco e cozinha são alguns dos lugares mais lembrados por eles na hora de solicitar os pedidos”, salienta Coimbra. 

Para o secretário da Infraestrutura, Fernando Melro, a ação vai muito além de reformar paredes e cômodos das casas. “Isso traz dignidade e qualidade de vida às pessoas. Histórias como a da Dona Sandra, do Seu Heleno e de muitos outros moradores de grotas, infelizmente, ainda são comuns. Por isso, é importante ir diretamente às comunidades e dar apoio a quem mais precisa”, destacou Melro. 

Os reparos nas primeiras 24 casas da Grota da Macaxeira contemplam a etapa inicial da ação na comunidade. Outras 78 moradias receberão restaurações ainda neste semestre, e farão parte do segundo lote de casas beneficiadas. 

Além da execução de melhorias habitacionais na Grota da Macaxeira, a Seinfra iniciará, em breve, a implantação de melhorias na Grota das Piabas, localizada no bairro do Feitosa.

 

 

Deixe o seu comentário