22/05/2018 11h19

Controladoria Geral do Estado lança o Projeto Semear com plantio de 140 árvores

Projeto visa disseminar valores relacionados à responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo

Controladoria Geral lança do Projeto Semear no próximo dia 25, na cidade de Satuba

Estimular a participação social, estabelecer a transparência e fomentar as ferramentas de controle social estão entre os objetivos do trabalho desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado (CGE). Para disseminar valores relacionados à responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo, a Controladoria desenvolveu o Projeto Semear. O objetivo é incentivar a arborização do Estado.

Em uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), com o apoio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a Controladoria irá disponibilizar plantas para que cada servidor coloque a mão na terra e faça a arborização de um espaço. “Imagine ter a oportunidade de arborizar um local. E melhor, ter a sua árvore batizada e acompanhar o seu crescimento”, provoca a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim.

A Organização Mundial da Saúde recomenda 12m² de arborização por habitante, no entanto, segundo a equipe de Educação Ambiental do IMA, a situação da cobertura alagoana ainda não é satisfatória.

“Infelizmente, a situação da cobertura vegetal em nosso Estado, tanto em zona rural quanto em área urbana, é considerada precária devido, especialmente, ao longo período em que Alagoas esteve imersa em culturas de plantio, em especial, a da cana-de-açúcar”, explica Meraldo Rocha, consultor ambiental.

Após uma avaliação do tipo de solo realizada pelos técnicos do IMA, a Controladoria realiza no próximo dia 25 de maio, o lançamento do Projeto Semear com a plantação de 140 árvores no Povoado Santa Apolônia, na cidade de Satuba. “Não é um benefício somente para os moradores daquela área, mas também para o meio ambiente, estimulando a ideia entre os servidores da CGE e para toda sociedade”, destaca Maria Clara.

Na ocasião, os servidores irão participar de uma palestra sobre os benefícios proporcionados pelas árvores e os cuidados necessários para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

“Quem planta dedicação diariamente em tudo que faz para atender à sociedade terá agora oportunidade de ajudar o meio ambiente, eternizando sua contribuição pelo futuro do nosso planeta com uma atitude de união e sustentabilidade. O Projeto Semear da CGE chega para mostrar que servir ao meio ambiente é da nossa natureza e que Servidor consciente planta sua semente”, explica Maria Clara.

No local, serão plantadas plantas das seguintes espécies ypês (rosa, amarelo e roxo), craibeira, ingá e canafístula. A manutenção da área será realizada pelos moradores da região, com orientação dos técnicos do IMA e visitas dos servidores responsáveis pela planta.

“Para muitos, será a primeira experiência de plantar uma árvore, mas isso irá servir para que eles cuidem melhor da natureza e influenciem outras pessoas, sendo multiplicadores do projeto com a família, com os amigos e com toda a sociedade”, pontua a controladora.

Deixe o seu comentário