03/05/2018 9h38

2º Festival Cultural das Águas promove encontro de chefes na Palateia

Comunidade é reconhecida pela qualidade das ostras que produzem

Chefs de cozinha conheceram a comunidade e provaram ostras produzidas pelos ribeirinhos

Agência Alagoas

Troca de experiências e conhecimentos. Foi com esse objetivo que o 2º Festival Cultural das Águas promoveu um encontro de chefes de cozinha alagoanos na comunidade da Palateia, vilarejo de pescadores à beira da lagoa do Roteiro, na zona rural de Barra de São Miguel, município do litoral Sul do Estado.

É na lagoa de Roteiro que fica o maior cultivo de ostras de Alagoas, e os moradores da vila vivem direta ou indiretamente da extração e manuseio dessa iguaria culinária. Por isso, a importância desses grandes chefes conhecerem o local, a comunidade e trocarem informações com os pescadores e cozinheiras locais.

O chefe André Generoso, do restaurante Divina Gula, um dos mais conhecidos de Maceió, falou para a comunidade sobre a importância do controle de venda das ostras da Palateia. “A ostra é um produto delicado, mas vocês são unidos e, pela qualidade que oferecem, tornaram-se conhecidos. É importante vocês manterem o controle dessa produção”, aconselhou.

Outro diferencial a ser observado, segundo os chefes, é o manuseio e o descarte correto do lixo da Palateia. “Acho importante cuidar do entorno da vila e do descarte do lixo. Adorei a entrada da vila, com pés de quiabo plantados. Tornar o espaço ainda mais apresentável é essencial, até porque, na medida em que o nome vai crescendo, ganhando força, mais gente virá visitar a comunidade”, completa o chefe André Generoso.

Proprietária do único restaurante da vila, o Ostra do Paraíso, a moradora Lurdes Paulino explica que trabalha há mais dez anos com turistas na vila. “A vinda dos chefes é uma ótima oportunidade para a gente aprender ainda mais. Nós já temos um cuidado especial, com técnicos sempre analisando a qualidade da água da lagoa. Nossa expectativa agora é com a emissão do Selo de Verificação de Qualidade, que nos dará ainda mais visibilidade e credibilidade”, conta.

Além de André Genoroso, estiveram na comunidade da Palateia os chefes, Vitor Genoroso, também do Divina Gula; Mariana Bernardes e Thawá Carlixto, do restaurante Grand Cru; Thiago Brandão, do Davenetto; Jorge Bandeira, do Le Corbu; Rafael Leal, da Caatinga Rocks; e Eveline Martins, da Distribuidora Devassa.

O Festival

A visita dos chefes foi parte da programação do 2º Festival Cultural da Águas, promovido pela Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Casal e Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL).

Caravanas ambientais, plantio de mudas de árvores, palestras nas escolas e campeonatos de surf e beach tênis ainda estão previstas nos próximos dias do festival, que segue até domingo (6) nas cidades de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, no litoral Sul do Estado.

 

Deixe o seu comentário