15/04/2018 18h42

Programas de mobilidade e de geração de renda colocam Alagoas na vanguarda da inclusão social

Depois do Vida Nova nas Grotas, Secretaria da Fazenda investe no ‘Desafio da Inovação em Economia Emergentes’

Vida Nova nas Grotas é modelo para o mundo

Mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda são pilares da atuação da ONU em Alagoas. O programa Vida Nova nas Grotas, por exemplo, vem atendendo 76 comunidades de Maceió em parceria com o Governo de Alagoas. Depois do sucesso da iniciativa, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, que coordena as ações da ONU-Habitat no Estado, tem o prazer de anunciar mais um projeto. Intitulado de “O Desafio da Inovação em Economias Emergentes”, a ação é uma parceria entre Sefaz/AL e a Agência de Energia da Suécia. As palavras chaves agora são inovação e energia limpa.

Trata-se da primeira vez que algo semelhante acontece no país. Alagoas sai na frente mais uma vez, se igualando a países como Índia, Indonésia, China, México e África do Sul. Além do nosso Estado, apenas Rio de Janeiro e Curitiba são confirmadas no projeto até o momento.

Com previsão para desenvolvimento ainda no primeiro semestre de 2018, o estudo de viabilidade contempla as seguintes áreas: mobilidade sustentável, sistemas locais de geração de energia vinculados ao planejamento urbano, participação cidadã e o papel da tecnologia para autoridades locais. Serão coletadas informações quanto à redução de CO2 e impactos na sociedade.

Segundo o secretário da Fazenda, George Santoro, o programa é sinônimo de desenvolvimento. “Ao mesmo tempo em que a iniciativa tende a diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera, também irá auxiliar na mobilidade urbana tendo como preceito a sustentabilidade climática. A parceria da Fazenda com a Agência de Energia da Suécia é um intercâmbio tecnológico potente, viabilizado pela atuação do Vida Nova nas Grotas”.

O projeto foi apresentado formalmente na quarta-feira (11), na sede Sefaz/AL. Participaram da reunião os representantes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Transporte e Desenvolvimento Urbano, bem como a de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, cada secretaria deu um panorama do trabalho do governo nas áreas-chave. Planejamento, marco legal e projetos no setor de transporte, mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano, além dos projetos prioritários, foram exemplificados.

Também esteve presentes no debate o coordenador Global do projeto e especialista em planejamento urbano, Javier Torner; o representante da Swedish Incubators & Science Parks/Agência de Energia da Suécia, Olle Dierks; o consultor responsável pela realização das análises feitas na capital alagoana, Alberto Silva e a assistente do projeto no Brasil, Bruna Gimba. Ainda acompanhado pela equipe do ONU-Habitat no escritório de Alagoas, Daphne Besen, Paula Zacarias e Jônatas de Paula.

REFERENCIAL GLOBAL

A Swedish Incubators & Science Parks, a Agência de Energia Sueca, foi designada como instituição coordenadora da provisão de energia e do setor de transportes. Para assegurar esses investimentos em mobilidade urbana e geração de energia, foi desenvolvida a plataforma “Um Desafio da Suécia”. O objetivo é que ela atenda às necessidades identificadas com soluções ajustadas, servindo de apoio aos setores públicos e privados. A partir de agora, a ideia dessa parceria é trabalhar para obter um sistema de transporte não-dependente de energias fósseis e aumentar a eficiência energética como um todo.

Deixe o seu comentário