11/03/2018 11h58

Começam cursos para profissionais da Química e do Plástico

Aulas serão ministradas no Senai e levam em conta demandas atuais da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP)

Curso torna-se uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos
Cursos tornam-se uma oportunidade de aprender mais e acompanhar às inovações tecnológicas

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) no estado,começam a partir da próxima segunda-feira (12), cursos gratuitos para profissionais das empresas que integram este segmento. As aulas serão ministradas no Senai Tabuleiro e vão atender, prioritariamente, pequenas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta de Alagoas (Sinplast), em capacitações selecionadas de forma estratégica para atender as demandas de qualificação de mão de obra para a cadeia produtiva da química e do plástico.

Os cursos oferecidos  serão de ‘Operador de Injetora e Extrusora de Plástico’, ‘Manutenção de Máquinas Termoplásticas’ e ‘Formulação de Matéria-prima de PVC’, sendo que estes dois últimos são capacitações inéditas no estado de Alagoas. As aulas serão ministradas ao longo de três meses – com exceção  ao curso referente   ao PVC, que possui 40 horas/aula.

“Esses cursos foram identificados após uma visita às empresas do Sinplast que compõem a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico e apontados como prioridades entre as suas demandas. A turma de Manutenção, por exemplo, que vai ter aulas práticas na operação das máquinas, foi a primeira a ser fechada”, revelou Ricardo Cavalcante, coordenador de Educação do Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa (CEP/NB), no Senai Tabuleiro.

O convênio de cooperação entre Braskem, Sebrae e Sinplast que permite a realizacao destes cursos já existe desde 2005 e foi renovado no ano de 2017, para desenvolver ações técnicas e gerenciais voltadas ao aumento da qualidade, competitividade e produtividade das pequenas indústrias do setor de química e do plástico do município de Maceió e entorno.

Esta é a primeira atividade prática do convênio em 2018, que ainda prevê ações de desenvolvimento técnico na gestão empresarial, fortalecimento das redes empresariais e entidades de classe da cadeia, acesso dos pequenos negócios aos mercados, e incentivo a adoção de políticas corporativas dentro da cadeia produtiva.

Sobre a CPQP

Fundada em 2003, a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico é formada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Braskem, Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast) e Sebrae em Alagoas.Hoje este segmento possui cerca de 80 empresas distribuídas em 27 atividades econômicas, com prevalência na fabricação de produtos de material plástico, borracha e pela fabricação de produtos químicos,farmoquímicos e farmacêuticos. Ao todo, a CPQP gera 3.500 empregos diretos e tem uma participação industrial (13,87%) no Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Deixe o seu comentário