09/02/2018 11h42

Embrapa Alagoas mais perto de instalar-se no Estado

Governador assegurou a instalação do projeto da Unidade de Pesquisa Agroalimentar de Alagoas, no Palácio República dos Palmares,

Pesquisador da Embrapa em Brasília, João Flávio Veloso, apresentou projeto da Embrapa Alagoas que vai ser construída em Maceió

O governador de Alagoas, Renan Filho, assegurou total apoio para a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado, durante a apresentação do projeto da Unidade de Pesquisa Agroalimentar de Alagoas, no Palácio República dos Palmares, nesta quinta-feira (8).

“O Estado dará integral apoio para a instalação da Embrapa, arrumando um terreno adequado e até recursos, caso a empresa precise desse suporte no primeiro momento para se instalar. Faremos o que for possível para trazer a Embrapa para Alagoas”, afirmou.

O projeto foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa em Brasília João Flávio Veloso. A unidade está orçada em R$ 45.815.000,00, e deve ser construída em Maceió, em quatro anos, com o apoio de parceiros nacionais e internacionais que já se mostraram interessados nesse investimento.

O pesquisador destacou algumas características que contribuem para a instalação da unidade em Alagoas. Uma delas é a composição do Produto Interno Bruto (PIB) que é calcada em serviços, tendo a gastronomia como um dos maiores tomadores desse setor. Outro ponto é a estrutura fundiária singular com maioria formada por pequenos produtores que podem ter o suporte técnico de instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Aliado a isso, tem ainda a diversidade da agricultura alagoana.

“Aqui nós temos que gerar produtos mais sofisticados a partir da agricultura. Alagoas está perto dos portos, tem um setor de turismo e alimentação fortíssimo, pulsante, crescente e uma capacidade de agregar valor com essa diversidade cultural imensa”, acrescentou.

Para definir os detalhes da unidade, a empresa ouviu diversas lideranças do setor sobre as principais cadeias produtivas e desenvolveu um modelo de integração institucional específico para lidar com essa diversidade. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, destacou a contribuição desse centro de pesquisa para o fortalecimento da agricultura em Alagoas.

“Essa unidade de pesquisa tem como missão desenvolver estudos e tecnologias para agregar valor a produtos como leite, mandioca, cana-de-açúcar, aproximando essas culturas da gastronomia e do turismo, que são setores muito fortes no Estado. A chegada da Embrapa vai nos ajudar a avançar nesse campo”, disse.

TAGS:

Deixe o seu comentário