09/01/2018 10h48

Governo conta com novo Sistema de gestão financeira a partir do dia 22

Plataforma está há seis meses sendo preparada para entrar em operação Alagoas inicia 2018 dando grandes passos no aperfeiçoamento tecnológico. Isto por que o Governo do Estado começa, a partir do dia 22, a implantação definitiva do Sistema Integrado de Administração Contábil e Financeira (Siafe/AL). A lei que autoriza a utilização da nova ferramenta já [...]

Plataforma está há seis meses sendo preparada para entrar em operação

Alagoas inicia 2018 dando grandes passos no aperfeiçoamento tecnológico. Isto por que o Governo do Estado começa, a partir do dia 22, a implantação definitiva do Sistema Integrado de Administração Contábil e Financeira (Siafe/AL). A lei que autoriza a utilização da nova ferramenta já foi sancionada pelo governador.

O processo de implantação foi desenvolvido ao longo de 2017 para que o sistema pudesse funcionar em janeiro de 2018. Por isso, como parte de sua finalização, a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) está organizando um cronograma de ações estratégicas a serem desenvolvidas para atender as peculiaridades de cada unidade gestora.

De acordo com o secretário, George Santoro, a plataforma está sendo preparada para instalação há sete meses, o que é considerado tempo recorde, pois normalmente instalações do tipo são realizadas por no mínimo dois anos. O chefe da Fazenda pública explica também, como será a primeira fase do Siafe/AL.

“Para ter um trabalho mais alinhado e assertivo, nos programamos para realizar uma implantação gradativa. Escolhemos a secretaria de Estado da Saúde para ser a primeira dos órgãos a receber a ferramenta, bem como os poderes, por se tratar de setores que possuem demandas complexas, além de algumas outras pastas”, ressalta.

Santoro afirma ainda que, logo após esta primeira etapa para o funcionamento do sistema, as equipes do Tesouro estadual e da Tecnologia da Informação darão continuidade à implantação nas outras pastas, seguindo cronograma definido pela Sefaz e priorizando as particularidades de cada uma. 

SIAFE/AL

A nova ferramenta integra todos os procedimentos orçamentários, financeiros e contábeis do Estado, isto significa que os pagamentos de tributos, guias e afins entram diretamente no sistema financeiro, o que era feito de forma manual com o antigo programa. Além disto, o Siafe permite ainda o controle social feito pela população, o que otimiza os gastos públicos. 

SIAFEM E PLANTÃO DE ATENDIMENTO

O processo de encerramento do Siafem, plataforma da década de 80 que é utilizada atualmente, terá início nesta quinta-feira (11). Após esta data, serão realizados apenas ajustes internos na Sefaz. Sendo assim, todas as unidades gestoras devem ficar atentas ao prazo para a resolução de suas atividades no sistema antigo.

Entretanto, para auxiliar os órgãos com o recebimento do Siafe, a Secretaria da Fazenda vai disponibilizar, uma equipe de atendimento aos gestores que necessitarem de alguma orientação quanto aos procedimentos que devem ser efetuados. O início deste plantão deve ser anunciado na próxima semana.

 

ETAPAS VENCIDAS

O procedimento foi dividido em algumas etapas básicas: A primeira foi à adaptação do sistema com a preparação dos ambientes do projeto, definição e gerenciamento do escopo. Em seguida, a equipe técnica começou à segunda fase que incluiu desenvolvimento, refinamento e integração, sendo a última estendida a todos os sistemas, incluindo a importação da Receita e o Portal da Transparência, o que concluiu a terceira etapa. Simultaneamente a estas fases, foi desenvolvida a migração e consolidação dos dados, bem como iniciados em agosto de 2017, os treinamentos aos servidores.

TAGS:

Deixe o seu comentário