31/01/2018 10h49

Eletrobras dá dicas de segurança para o carnaval

Mensagem tem por finalidade educar a população

Eletrobras alerta com dicas de segurança energética para o carnaval

Carnaval época de alegria, seja nos locais fechados ou nas ruas, esse é um dos períodos mais esperados pelos brasileiros.  Mas, para que você continue com energia e aproveite toda a festa de momo, a Eletrobras Distribuição Alagoas alerta para o uso seguro de energia elétrica para prevenir acidentes.

Para as festas com trios elétricos, carros alegóricos ou alegorias de grande porte nas ruas e avenidas, é preciso evitar que esses veículos passem perto das redes de energia elétrica. Além disso, é importante o cuidado com pessoas mais exaltadas, que às vezes lançam objetos sobre a rede elétrica, o que pode provocar curto.

“É necessário observar a altura de palcos, carros alegóricos e dos chamados paredões de som. Para isso, a Distribuidora recomenda que os organizadores chequem os locais dos eventos, analisem o trajeto a ser percorrido pelos veículos e respeitem a altura mínima dos fios, que é de 5,5m”. Alerta o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente.

Durante os festejos, a Eletrobras orienta que os foliões não joguem líquidos, sprays ou água na rede elétrica, nem objetos como serpentinas e confetes. Essa prática pode acarretar em acidentes com choques elétricos que podem se até fatais.

Dicas de segurança para prevenção de acidentes nos dias de folia:

•      Em casa, os consumidores precisam ficar atentos ao ligar aparelhos na tomada. Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade.

•      Outro fator recorrente neste período é o uso do “T” (benjamim) para ligar equipamentos elétricos e eletrônicos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo.

•      Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que o mesmo esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança.

•      Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. E não esqueça: nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

•      As emendas de fios devem ser revestidas por fita isolante ou devem ser usados conectores apropriados. Fios desencapados podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e até incêndios.

LIGAÇÃO PROVISÓRIA E FISCALIZAÇÃO - Para os organizadores das festas de rua, a Distribuidora alerta que é preciso que seja solicitada a ligação provisória com até 10 dias antecedência à Eletrobras, para garantir que terão uma energia de qualidade, segura e regular, não correndo os riscos de acidentes das ligações clandestinas, como também riscos de corte pela fiscalização.

As fiscalizações às ligações clandestinas de energia – flagradas com maior frequência em pontos comerciais informais - serão intensificadas pela Eletrobras Alagoas no período do carnaval.

Deixe o seu comentário