06/12/2017 9h56

Sedetur apresenta Programa de Desenvolvimento Estadual na 49ª edição do Foretur

Evento acontece nesta quinta-feira (7), às 10h, na sala Jacarecica, do hotel Jatiúca

Turismo em Alagoas ainda tem muito a oferecer aos alagoanos

Discutir ações integradas para fomentar a atividade turística em Alagoas. É com esse intuito que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promove nesta quinta-feira (7), a 49ª edição do Fórum Estadual de Turismo (Foretur).

Na oportunidade, será lançado também o Plano de Desenvolvimento Estadual elaborado pela pasta em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O evento acontece às 10h, na sala Jacarecica, do Hotel Jatiúca, em Maceió.

O Foretur é mais uma oportunidade promovida pelo Governo do Estado para reunir representantes de todas as regiões turísticas de Alagoas para debater ações e projetos para fomentar a atividade turística para o ano de 2018.

“Durante todo o ano a Sedetur promoveu reuniões de articulação de norte a sul, do Litoral ao Sertão Alagoano, visando a consolidação do turismo como uma das principais matrizes econômicas do Estado. Agora vamos elaborar este planejamento para que em 2018 o turismo em Alagoas avance ainda mais, gerando mais emprego e renda para a população”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

 

Plano de Desenvolvimento Estadual

O turismo foi um dos setores prioritários analisados para elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual, feito pela Sedetur, em parceira com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com recursos do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA). Além dele, o agronegócio, desenvolvimento rural, a indústria de transformação e o setor de comércio e serviços também foram analisados.

Durante o segundo semestre de 2016, a Sedetur realizou entrevistas, pesquisas, levantamento de dados e oficinas participativas em cidades como Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maragogi com representantes de todas as regiões do Estado. Deste trabalho nasceram diretrizes e propostas que visam incentivar e promover o desenvolvimento de Alagoas nos próximos vinte anos.

“O Plano é essencial para elaboração de políticas públicas eficientes, com resultados expressivos e que devem funcionar como um banco de dados para desenvolver economicamente Alagoas e melhorar a qualidade de vida do povo alagoano” explica Rafael Brito.

TAGS:

Deixe o seu comentário