08/12/2017 15h27

Estado vai adotar medidas emergenciais para garantir abastecimento de água em Piaçabuçu

Casal já conseguiu recursos da ordem de R$ 3 milhões para fazer a captação de água a 6 km

Deputado estadual Inácio Loiola e governador em exercício Luciano Barbosa ouvem atentamente as necessidades dos moradores de Piaçabuçu

O governador em exercício Luciano Barbosa defendeu, nesta quinta-feira (7), a adoção de medidas emergenciais que garantam o abastecimento de água no município de Piaçabuçu. Barbosa recebeu uma comitiva de dez deputados estaduais, vereadores do município e representantes da comunidade, que haviam realizado um protesto pela manhã para chamar a atenção da sociedade para o problema.

De acordo com os vereadores, os problemas encontrados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para a conclusão da obra que prevê a captação de água do rio São Francisco a partir de um novo local, uma vez que a água encontrada no ponto atual está salinizada, têm acarretado uma série de dificuldades para a população.

“O maior problema acontece no bairro Paciência, o mais populoso e mais afastado da cidade. Ali, algumas residências estão há cinco meses sem água. Outras passam até oito dias sem água e, quando ela chega, está salgada. A Casa Maternal também fica sem água e não tem condições de realizar atendimentos. Essa é a hora de a gente dar as mãos, a população, os deputados, os vereadores e o Governo do Estado, para encontramos uma solução, porque a população de Piaçabuçu está sofrendo”, disse a professora Carmelita, uma das representantes da população que participaram do encontro com o governador em exercício.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Piaçabuçu, vereador Caio Castro, o principal apelo da população se refere a uma solução definitiva para o problema. “Hoje, a salinidade da água que chega às residências do bairro Paciência tem causado problemas de saúde nos moradores. Realizamos o protesto para sensibilizar a sociedade e chamar atenção para a causa. Nosso pedido é para que o governador em exercício interceda para que a obra da nova captação transcorra com mais agilidade”, explicou Castro.

Após ouvir os deputados estaduais e vereadores, o governador em exercício Luciano Barbosa anunciou uma visita técnica ao município de Piaçabuçu na próxima segunda-feira (11), quando pretende ver de perto as dificuldades da população e debater, com representantes da Casal, com o prefeito Djalma Beltrão e a comunidade, medidas emergenciais para amenizar o problema de forma imediata e uma solução definitiva para o abastecimento de água em Piaçabuçu.

“Eu fiquei extremamente sensibilizado com cada palavra que ouvi aqui. Vamos a Piaçabuçu para ver a dimensão do problema e discutir soluções concretas. Já conversei por telefone com o presidente da Casal, Clécio Falcão, que está fora do Estado, para saber onde está o problema. Já está sendo feita uma nova captação de água, mas os vereadores alegam que a obra está demorando demais. É uma captação que fica a seis quilômetros de distância do local onde ela será armazenada. A Casal conseguiu com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco recursos no valor de R$ 3 milhões para construir um reservatório de água bruta que, na hora em que o nível de água do rio baixar, eles poderão fazer a captação no reservatório”, disse Luciano Barbosa.

“Eu vou entrar em contato com o governador Renan Filho, que está na Colômbia, para passar o que foi discutido na reunião e alinhar o que pode ser feito de imediato. Nós vamos tomar essa luta da população de Piaçabuçu como uma luta do Governo do Estado. As reivindicações apresentadas são extremamente justas e o que puder ser feito, será. Vamos questionar os técnicos da Casal sobre os problemas apresentados. A solução tem que ser a mais imediata possível. Estaremos abertos para receber todas as sugestões e construirmos uma solução definitiva no menor prazo possível”, garantiu Luciano Barbosa.

Além dos vereadores e lideranças comunitárias de Piaçabuçu, a reunião teve a participação dos deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Ricardo Nezinho, Jó Pereira, Severino Pessoa, Davi Davino, Jairzinho Lira, Bruno Toledo, Tarcizo Freire, Inácio Loiola e Gilvan Barros Filho.

Deixe o seu comentário